2021/10/27

Notch no MacBook Pro esconde elementos do menu e estado

Os novos MacBook Pro da Apple com notch no ecrã podem esconder elementos do menu e barra de estado.

Quando se pensava que as conversas sobre o notch já estariam definitivamente encerradas, eis que a Apple faz com que voltem a ser um assunto. Nos novos MacBook Pro com chips M1 Pro e M1 Max, a Apple optou por também usar um ecrã com notch. O problema é que parece não se ter lembrado o impacto que isso teria no sistema, e que agora resulta em situações caricatas, fazendo com que elementos do menu possam ficar escondidos pelo notch, ou elementos da barra de estado do lado direito - se se prolongarem até à parte central.


Infelizmente este tipo de situação não é nova, e sempre que a Apple faz uma alteração de ecrã (como novos tamanhos nos iPads, ou iPhones) é sempre necessário aguardar alguns meses (ou até anos) para que algumas apps sejam actualizadas de modo a tirar partido disso.

Neste caso parece que há algumas coisas que ficaram esquecidas no macOS Monterey, sendo que o comportamento esperado seria a área do notch ficar "desactivada", fazendo com que os elementos do menu passassem para o lado oposto - algo que acontece nalgumas apps e nalgumas circunstâncias - mas há outras em que isso não acontece, deixando-as ficar por trás do notch, invisíveis.

Esperemos que não seja daqueles bugs que demore muito tempo a ser corrigido.


Actualização: A Apple tem uma solução para desenrascar temporariamente, que redimensiona a área activa do ambiente de trabalho de modo a criar margens falsas em redor do ecrã.

1 comentário:

  1. Eles tem mais do que espaço suficiente na margem de cima para ter uma simples camera, tem bem mais espaço que telemóveis, isto do noch é simplesmente ridículo

    ResponderEliminar