Quando se pensava que as conversas sobre o notch já estariam definitivamente encerradas, eis que a Apple faz com que voltem a ser um assunto. Nos novos MacBook Pro com chips M1 Pro e M1 Max, a Apple optou por também usar um ecrã com notch. O problema é que parece não se ter lembrado o impacto que isso teria no sistema, e que agora resulta em situações caricatas, fazendo com que elementos do menu possam ficar escondidos pelo notch, ou elementos da barra de estado do lado direito - se se prolongarem até à parte central.
WHO DESIGNED THIS?! 😂 pic.twitter.com/ADVqmfdqV2
— Quinn Nelson (@SnazzyQ) October 26, 2021
Infelizmente este tipo de situação não é nova, e sempre que a Apple faz uma alteração de ecrã (como novos tamanhos nos iPads, ou iPhones) é sempre necessário aguardar alguns meses (ou até anos) para que algumas apps sejam actualizadas de modo a tirar partido disso.
Neste caso parece que há algumas coisas que ficaram esquecidas no macOS Monterey, sendo que o comportamento esperado seria a área do notch ficar "desactivada", fazendo com que os elementos do menu passassem para o lado oposto - algo que acontece nalgumas apps e nalgumas circunstâncias - mas há outras em que isso não acontece, deixando-as ficar por trás do notch, invisíveis.
Esperemos que não seja daqueles bugs que demore muito tempo a ser corrigido.
Actualização: A Apple tem uma solução para desenrascar temporariamente, que redimensiona a área activa do ambiente de trabalho de modo a criar margens falsas em redor do ecrã.
Eles tem mais do que espaço suficiente na margem de cima para ter uma simples camera, tem bem mais espaço que telemóveis, isto do noch é simplesmente ridículo
ResponderEliminar