2021/10/06

Asus apresenta GeForce RTX 3070 Noctua Edition

A Asus tem uma nova placa gráfica GeForce RTX 3070 que vem equipada de origem com ventoinhas Noctua.

A Noctua é uma marca que dispensa apresentações, sendo considerada uma das marcas de referência no que diz respeito a dissipadores e ventoinhas para manter os computadores a funcionar com o máximo desempenho e com a temperatura mais reduzida, mantendo o menor nível de ruído possível. E agora, a Asus conta com uma placa gráfica que tira partido disso.

A GeForce RTX 3070 Noctua Edition vem equipada de origem com um dissipador desenhado em conjunto com a Noctua e com duas das suas ventoinhas topo de gama Noctua NF-A12x25.
Apesar da cor castanha e bege poder não ser a mais consensual, e de por algum motivo a Asus ter conseguido resistir à tentação de instalar LEDs RGB por todo o lado (provavelmente não resultariam bem com o esquema de cores da placa), o resultado é uma placa que promete ser 15 dBA mais silenciosa com as ventoinhas à velocidade média, e 9 dBA à velocidade máxima - e mantendo a capacidade de funcionar em modo 0 dB (com ventoinhas paradas) desde que a temperatura do GPU se mantenha abaixo dos 50ºC. Pelo lado negativo, o dissipador mais volumoso faz com que esta placa gráfica passe a ocupar o espaço de quatro slots.

A Asus GeForce RTX 3070 Noctua Edition fica disponível este mês, em variante normal (1725 MHz / 1755 MHz) e variante OC (1815 MHz / 1845 MHz), mas ainda sem que tenha sido revelado o preço recomendado.

2 comentários:

  1. O major hardware fez uma réplica com uma rtx 3060 e essencialmente validou que apesar de não dar melhores temperaturas o nível de ruído é brutalmente mais baixo confirmando os gráficos de marketing da noctua: https://youtu.be/rJDWBE1hBEs

    ResponderEliminar
  2. Podiam ao menos ter uma cor mais normal

    ResponderEliminar