2021/10/24

Element e Matrix promovem serviço de mensagens aberto e descentralizado

Fartos de verem os gigantes tecnológicos a fecharem cada vez mais os seus serviços? Há quem continue a apostar num sistema de mensagens aberto e descentralizado - o Matrix - usado por apps como o Element.

Alguns utilizadores ainda se recordarão dos tempos iniciais do GTalk e outros serviços de mensagens usando o Jabber/XMPP que faziam algo que actualmente, apesar das décadas de evolução, parece inacreditável: permitiam que um utilizador num serviço de mensagens pudesse falar com outras pessoas noutros serviços de mensagens - o equivalente actual a ter alguém no WhatsApp a poder falar com alguém no Discord. Mas enquanto as grandes empresas se fecham cada vez mais em si mesmas e dificultam a interacção com serviços concorrentes, continuam a existir projectos que apostam nessa mesma abertura e universalidade.

É isso que faz o Matrix (não confundir com o filme), um standard open-souce, descentralizado, para comunicações. O que significa que não há nenhum único serviço central que seja essencial para o seu funcionamento, e que qualquer pessoa está livre para criar a sua app ou servidores, que automaticamente ficarão contactáveis a todos os outros utilizadores.

Na prática, e de forma mais imediata para quem não se quiser preocupar com nada, isto traduz-se em utilizar a app Element, acessível directamente através da web, mas contando também com apps Android e iOS.

Todas as mensagens são encriptadas e, mais importante, não ficam dependentes de uma qualquer empresa tecnológica, que amanhã pode decidir alterar as condições ou encerrar o serviço. Também nada impede os utilizadores ou developers de criarem postos de transferência para fazerem com que estas mensagens cheguem a outros serviços e vice-versa.

Se estiverem naquela fase da "gota de água" em que já não estão dispostos a utilizar determinados serviços por uma questão de princípios (ou desejo de recuperar parte da sua privacidade), então vale a pena considerarem esta opção descentralizada.

5 comentários:

  1. Quando é que o aberto ate de madrugada decide largar o Slack e migrar?

    :-)

    Há varios homeservers prontos para nos receber:
    - Mozilla
    - Gnome
    - Do proprio matrix.org
    - https://aria-net.org/SitePages/Portal/HomeServer.aspx
    - etc

    Ou até o próprio homeserver? :-)

    E podemos meter uma brigde no slack para facilitar a transição :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que excelente ideia! A bridge no slack seria um bom começo!

      Eliminar
  2. Olha que excelente ideia! A bridge no slack seria um bom começo!

    ResponderEliminar
  3. Agora depende só do Carlos Martins e talvez do tomahock :D

    ResponderEliminar