2021/10/14

Google Driving Mode com activação via Bluetooth e Maps com novo widget

Usar o Google Assistant no automóvel passa a ser mais fácil, e também iniciar a navegação no Google Maps com um novo widget.

A Google já começou a disponibilizar o novo método de activação automática do Driving Mode do Google Assistant, pensado para ser utilizado no automóvel. A rotina de activar manualmente o Google Assistant neste modo sempre que se entra no automóvel era daquelas coisas que depressa se tornavam ridículas e cansativas (a tecnologia é suposto poupar-nos trabalho, não fazer com que se tenha ainda mais trabalho) - e finalmente pode ser evitado. Agora, é possível dizer que se quer arrancar o Driving Mode automaticamente sempre que o smartphone se liga ao Bluetooth do carro.
Para quem preferir algo ligeiramente menos automático, é também possível escolher uma opção que fica a aguardar por movimento, e depois apresenta uma notificação a perguntar se estamos a conduzir e queremos activar este modo.

Adicionalmente, o Google Maps tem também um novo widget para Android que replica a funcionalidade que tinha estreado no iOS, e que permite colocar no ecrã principal até 8 destinos frequentes para os quais se pode navegar com um simples toque - e que também inclui uma caixa de pesquisa que me parece que seria desnecessária, já que se torna quase redundante quando colocamos o widget no ecrã principal logo ao lado da caixa de pesquisa geral da Google.

Além de destinos específicos, também podemos incluir coisas como cafés, restaurantes, postos de combustível, mais próximos, que serão mais úteis para todos os que conduzem frequentemente por áreas que não conhecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)