2021/10/28

Google Maps com percursos de bicicleta em Portugal

Portugal passa a ter direito às instruções de navegação no Google Maps pensadas para quem anda de bicicleta.

Há muito que o Google Maps permite aos utilizadores seleccionarem o meio de transporte que vão utilizar: carro, transportes públicos, ou até mesmo andar a pé. Outra das opções disponíveis é a bicicleta, que finalmente fica disponível em Portugal.

Este lançamento em Portugal foi feito em parceria com o ciclovias.pt e a Câmara Municipal de Lisboa, inclui também informação sobre todas as ciclovias, para se circular em maior segurança sempre que possível. Os percursos de navegação para bicicleta seguem um conjunto diferente de regras, tentando reduzir pontos mais perigosos e tendo em consideração a inclinação das estradas, para não dirigir um ciclista para uma subida íngreme caso exista uma alternativa com menor declive - embora talvez isso ajude a explicar o aumento da procura pelas bicicletas eléctricas, que também pode ser explicada pelo aumento substancial dos combustíveis.

Com a ajuda do Google Maps e projectos como o Bike Buddy, não deverá ser difícil para qualquer pessoa levar muito a sério a possibilidade de usar a bicicleta como meio de transporte diário, e não apenas para a actividade desportiva ou recreativa no resto do tempo.

2 comentários:

  1. Nada mau. Testei o meu percurso atual de casa<>trabalho e deu-me 2 opções: a que uso atualmente (exatamente mesmo percurso) e outro por uma nacional que parece uma AE em que passam carros a 120km/h....

    ResponderEliminar
  2. Está péssimo... Traça rotas por meio das praias e em muitos locais ignora as ciclovias existentes e faz rotas por locais mais perigosos. Tem muito a evoluir pelo menos aqui na zona norte

    ResponderEliminar