2021/10/06

Google Maps com rotas eficientes para poupar combustível e energia

A Google anunciou uma série de medidas para reduzir as emissões, e entre elas estão rotas mais eficientes no Google Maps.

Tradicionalmente, estamos habituados que os programas de navegação ofereçam duas opções para calcular as rotas: a rota mais curta, e a rota mais rápida. Mas em breve passaremos a ter uma nova opção no Google Maps, que permitirá escolher as rotas mais eficientes com menor consumo de combustível e/ou energia.
O que são estas rotas eficientes? São rotas que podem não ser as mais curtas ou rápidas, mas que optam por estradas mais planas, com menos trânsito, e que permitam manter uma velocidade constante em vez de se andar no "pára-arranca". Para ser melhor, só se também permitisse evitar as viragens à esquerda perigosas - mas isso talvez acabe por ser feito pelo facto da rota preferir os caminhos contínuos sem paragens. E, lá mais para a frente, que tal uma opção que dê prioridade às descidas, para prolongar a autonomia nos carros eléctricos? :)

Por agora esta nova opção de navegação eficiente será lançada nos EUA, mas a Google promete fazer chegar esta funcionalidade à Europa no próximo ano (2022).


2 comentários:

  1. Boa iniciativa, já tardava a introdução de mais opções de optimização das viagens para além das óbvias que mencionaste.

    ResponderEliminar
  2. Caminho: mais plano, menos transitado, mais seguro (evitar os buracos e o piso deforme), mais cómodo, mais sombrio (com menos sol a bater no lado do motorista).

    ResponderEliminar