2021/10/28

Leilão 5G em Portugal chega ao fim

Após nove meses de longas demoras, o leilão para a atribuição das frequências 5G em Portugal chegou finalmente ao fim, com as principais operadoras nacionais a terem garantido o seu quinhão para avançarem com a activação do serviço.

O processo para se ter 5G em Portugal foi mais um caso infeliz, que já quase fazia recordar o desastre da transição para a TDT. Mas, após mais de nove meses e de 1700 rondas, a leilão chegou ao fim com um montante atingido de 566 milhões de euros. A NOS foi a operadora que mais investiu (165 milhões), seguida da Vodafone (133 milhões), MEO Altice (125 milhões), Nowo Masmóvil (70 milhões), Dixarobil (67 milhões) e Dense Air (5.7 milhões).

A NOS já se assumiu como a "vencedora" do leilão, tendo conseguido 100 MHz nos 3.6 GHz e 2x10 MHz nos 700 MHz, e reforçando a gama de frequências 4G com 2x5 MHz nos 2100 MHz e 2x2 MHz nos 900 MHz. A Vodafone conseguiu 90 MHz nos 3.6 GHz e e 2x10 MHz nos 700 MHz. Sendo que neste momento, a MEO ainda não nos informou sobre as frequências que conseguiu reservar.

O mais importante de tudo isto é que, com este capítulo encerrado, as operadoras podem finalmente avançar com o serviço 5G em Portugal, que tem estado "preso" na era do 4G enquanto muitos outros países já deram o salto para a geração seguinte. Esperemos que, com as novas velocidades permitidas, as operadoras aproveitem também a oportunidade para reajustar os reduzidos limites de dados que continuam a praticar no nosso país, e comecem a transitar para tarifários com dados ilimitados a preços idênticos aos que são praticados noutros países europeus, acabando de vez com a praga dos tarifários zero-rating.

4 comentários:

  1. A transição para o 4G, com o processo da TDT foi ridículo e grave, muito grave a forma como o porta-voz da Anacom falava na altura.

    ResponderEliminar
  2. Com a quantidade inacreditável de propaganda anti-ANACOM que as operadoras lançaram na comunicação social nos últimos tempos só posso assumir que foi um leilão bom para os consumidores.

    ResponderEliminar
  3. É evidente que eles agora irão aproveitar bem esse filão, como sempre fazem!, vendendo-nos pacotes com dados "ilimitados" a preços bem salgados. E quem não quiser pagar mais caro vai ter que continuar na mesma como a lesma!

    ResponderEliminar
  4. Chamem-me naife, burro ou o que quiserem, mas tendo em conta que vivemos num país tão pequeno, este tipo de infraestruturas vitais para a população/sobenaria nacional deviam estar sob controle do estado e não de privados.O Estado pode abjudicar as obras de instalação a privados (boys, primos, afilhados, etc) e "arrendar" a infraestura no final aos privados/primos/afilhados.
    Isto é sobre o 5G, mas para mim também se podia aplicar à rede eléctrica, saneamento, àguas....

    ResponderEliminar