2021/10/26

Notícias do dia

Cuidado com nova campanha de telefonemas falsos em nome da Microsoft; Sony Xperia Pro-I dá prioridade à câmara com sensor de 1" e vídeo 4K a 120 fps; Xiaomi 12 poderá eliminar as margens do ecrã; Apple lança iOS 15 e macOS Monterey com SharePlay; Cleanup deixa eliminar elementos indesejados das fotos, na web; e Tesla Model 3 é o primeiro eléctrico a liderar vendas na Europa.

Antes de passarmos às notícias, temos o passatempo gadget da semana que te pode valer um anel de luz LED para melhorar fotos e vídeos.

Honor 50 recupera serviços Google

Com a separação oficial da Honor e Huawei em duas empresas separadas, a Honor regressa finalmente ao mercado com um smartphone que recupera os serviços e apps da Google. O Honor 50 já tinha sido lançado em Junho na China, mas chega agora na sua versão global para o resto do mundo, e destacando-se pelo facto de ser o primeiro modelo a ter acesso à Google Play Store e todos os serviços da Google.

O smartphone tem um ecrã OLED de 6.57" a 120 Hz, Snapdragon 778G, 6+128 GB ou 8+256 GB, quad-cam de 108 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro + 2 MP depth, e terá um preço de 529 euros na Europa para o modelo de 6 GB, e de 599 euros para o de 8 GB.


Oura Ring lança 3ª geração do seu anel inteligente

Com as smart bracelets a já terem conquistado grande parte das pessoas, há quem continue a apostar nas vantagens de ter isso num formato ainda mais compacto: num anel. O Oura Ring lança agora a 3ª geração, com mais sensores, e agora com a possibilidade de fazer a leitura da frequência cardíaca ao longo do dia (e brevemente com maior frequência durante actividades desportivas). O reforço nos sensores de temperatura promete ser capaz de detectar os ciclos hormonais ou princípios de infecção, e também se passa a ter sensor para monitorização do nível de oxigénio no sangue.

A autonomia anunciada é de uns impressionantes 7 dias, mas o seu maior problema é que a empresa passou a adoptar um sistema de subscrição. Ou seja, para além de se comprar o anel por $299, será preciso pagar uma mensalidade de $5.99 que poderá ser complicada de justificar.


Aqara lança mini hub ZigBee E1

Entrar no mundo dos smart devices ZigBee ou expandir a rede de um Aqara gateway já existente é mais fácil que nunca com o Aqara Smart Hub E1. Este mini hub é extremamente compacto e funciona ligado directamente a qualquer porta USB (ideal para quem tem uma tomada ou módulo de tomada com fichas USB).

O E1 é compatível HomeKit, pelo que também se torna numa excelente proposta para os utilizadores de dispositivos Apple que queiram expandir a gama de smart devices em suas casas - sendo que a família Aqara de sensores e módulos é extremamente vasta e tem preços a que é difícil resistir (sensores de movimento, temperatura, etc.)

Rede de satélites da Amazon faz parceria com a Verizon

A Amazon também quer ter o seu serviço de satélites concorrente do Starlink da SpaceX, e agora fez uma parceria com a Verizon para usar a sua constelação para levar 5G a áreas remotas.

Tal como a rede Starlink, a Kuiper da Amazon não permite fazer ligação directa aos smartphones, mas será usada para servir de ligação às torres celulares da Verizon, permitindo que sejam instaladas em qualquer lugar sem preocupação com infraestrutura terrestre de comunicações. Os smartphones funcionarão como normalmente, ligando-se ao serviço 5G terrestre, mas a ligação da torre ao resto da rede será feito através de satélite. Ou seja, desde que exista uma fonte de energia (que potencialmente poderá ser de coisas como painéis solares ou geradores eólicos), será possível levar uma rede 5G a qualquer lado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro browser foi o WorldWideWeb, criado em 1990 por Tim Berners-Lee para o NeXT Computer. Mas só em 1993 chegou o NCSA Mosaic, o primeiro browser capaz de exibir texto e imagens em simultâneo, que muito contribuiu para tornar a web naquilo que conhecemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)