2021/10/29

PowerToys com mute para videoconferências e localizador do ponteiro do rato

A Microsoft aproveitou a chegada do Windows 11 para actualizar os PowerToys com alguns novos utilitários sempre práticos, incluindo um "mute" universal para video-conferências e localizador do ponteiro do rato.

Os PowerToys são um conjunto de utilitários que podem ser extremamente valiosos para os utilizadores (recentemente passaram a incluir um launcher e gestor de teclas), e que agora passam a ter um interface renovado para o Windows 11 - o PowerRename abandona o aspecto que tinha dos Windows "antigos".

No capítulo da funcionalidade, passamos a ter um Video Conference Mute, que desactiva microfone e câmara de forma global no Windows 10 e 11 - poderá ser prático para evitar situações potencialmente embaraçosas em que se pensa ter a câmara e microfones desligados quando na realidade não estão. Algo que pode ficar associado a um atalho de teclado, para ficar literalmente sempre à mão, e com configuração sobre que câmara e microfone deve actuar.

E, por caricato que possa parecer, temos também uma nova funcionalidade para localizar o ponteiro do rato, que escurece o ecrã e deixa apenas a zona do rato iluminada em destaque.

Pode parecer supérfluo para quem usa apenas um único monitor de tamanho modesto, mas será extremamente útil para quem usa monitores ultrawide de 49", ou sistemas multimonitor, onde "perder o rato" acontece com mais frequência do que se pensa - e onde fazer algo como arrastar o rato para um dos cantos do desktop para o localizar se torna bastante mais trabalhoso do que fazê-lo num sistema com um só monitor.

Podem descarregar o PowerToys 0.49 do GitHub.

1 comentário: