2021/10/29

Notícias do dia

Facebook passa a Meta; Chrome actualizado contra 0-days; Intel lança CPUs Alder Lake 12th gen; Apple disfarça notch no MacBook Pro com margens falsas; e TVs LG com Filmmaker Mode automático no Amazon Prime Video.

Antes de passarmos às notícias, temos o passatempo gadget da semana que te pode valer um anel de luz LED para melhorar fotos e vídeos.

EUA querem saber para onde estão a ir os chips

Os EUA estão a tentar assegurar o fornecimento de chips para as suas empresas, mas as exigências que a administração Biden está a fazer às empresas produtoras de chips em Taiwan não estão a ser muito bem recebidas. Os EUA querem que as empresa disponibilizem informação interna sobre os seus clientes, para saberem para onde estão a ir os chips produzidos, e também quem são os fornecedores de material crítico indispensável para o seu funcionamento.

É uma ingerência que muitas empresas consideram ser excessiva e ir para além do que é admissível, e que mais parece algo que seria exigido por países como a China ou Rússia. Mas assim se vê que, quando se chega a certo ponto, todos os países dão prioridade apenas aos seus próprios interesses e deixam cair a imagem de que se está a trabalhar em conjunto para um melhor futuro comum.


Meta watch vem com notch para a câmara

O Facebook passou a Meta e promete uma série de novos produtos e serviços para os próximos anos, entre os quais se inclui um smartwatch. Só que, ao contrário da maioria dos smartwatches no mercado, este Meta watch vai ter uma câmara frontal, com direito a notch e tudo.

Ter câmaras em produtos do Facebook / Meta é um dos factores que poderá ser de eliminação directa para muitos (compreensivelmente), mas poderá haver quem se deixe seduzir pela possibilidade de fazer videochamadas a partir do pulso com a mesma facilidade que faz chamadas de voz com um Apple Watch ou outros smartwatches. Mais interessante será se combinar funcionalidades de detecção de gestos feitos com a mão e dedos, como demonstrado nalguns dos exemplos que apresentou para interacção com elementos virtuais.


MS expande actualizações Windows 11

A Microsoft anunciou que está a fazer chegar as actualizações do Windows 10 para Windows 11 a mais utilizadores, depois de uma primeira fase que diz ter sido bem sucedida - apesar dos inconvenientes mas inevitáveis bugs de lançamento, como os que limitavam o desempenho dos CPUs AMD - que felizmente já foram corrigidos.

Portanto, não se admirem se o vosso computador vos apresentar uma janela como a da imagem acima, incentivando a actualização para o Windows 11, e relembrando que a mesma é gratuita. No entanto é necessário ter em atenção que há algumas funcionalidades que ainda podem estar ausentes, e que é provável que ainda se tenham que enfrentar alguns bugs até que o Windows 11 fique devidamente estabilizado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A série Star Trek, criada por Gene Roddenberry, estreou na TV nos EUA a 8 de Setembro de 1966, dando origem a uma saga que ainda hoje é adorada por milhões de fãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)