2021/10/07

Samsung adia chips de 3nm para 2022 - 2nm para 2025

Vai ser preciso aguardar mais um pouco para se ter acesso aos novos chips de 3nm da Samsung, que ficam adiados para 2022.

A Samsung tinha originalmente planeado começar a disponibilizar os seus chips de 3nm ainda este ano, mas agora veio actualizar o seu calendário, dizendo que os primeiros chips de 3nm só ficarão disponíveis em 2022. Tecnologia que será melhorada no ano seguinte com a evolução para nova tecnologia com transístores GAA (gate all around) que prometem maior velocidade e consumo mais reduzido, melhorando ainda mais as vantagens que já existiriam através do processo de fabrico base de 3nm.

E mesmo estes não deverão manter-se no lugar de topo de gama durante muito tempo, pois a Samsung espera já ter evoluído para chips de 2nm em 2025.

A este ritmo, antes do final da década poderemos ver os primeiros chips comerciais com processo de fabrico de 1nm - embora seja preciso ter em conta que actualmente a designação dos "nm" não corresponda fisicamente a componentes com esta escala de fabrico, mas sim a processo de fabrico que permitem atingir uma densidade de transístores que seria equivalente a produzir chips nessa escala, mas que na prática são conseguidos com métodos alternativos, como transístores "3D" na vertical, ou estes GAA. Ainda assim, é uma autêntico prodígio da engenharia produzir chips como estes, que seria impensáveis há poucas décadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)