2021/10/07

CPUs AMD mais lentos no Windows 11

A AMD está a alertar que os seus CPUs podem sofrer uma penalização de até 15% no Windows 11, estando a trabalhar com a Microsoft numa solução.

Relembrando o motivo pelo qual é quase sempre conveniente aguardar alguns dias antes de se fazer qualquer actualização, eis que a chegada do Windows 11, para além de alguns problemas conhecidos - como o crash causado pela app Autenticação.Gov - também chegou com uma surpresa adicional inesperada para os sistemas com CPUs AMD.

No Windows 11 os computadores com CPUs AMD podem ter desempenho reduzido em 5% nalgumas apps, que pode aumentar para os 15% nalguns jogos.

O problema afecta todos os CPUs Ryzen (toda a gama Zen+, Zen 2, Zen 3, os Ryzen 2000, Ryzen 3000, Ryzen 4000, e Ryzen 5000) e ainda alguns CPUs AMD EPYC e Athlon, estando relacionado com um aumento da latência no acesso à memória cache. Para complicar ainda mais o caso, a funcionalidade de "núcleo preferido" (preferred core) que deveria direccionar as tarefas para os núcleos com melhor desempenho, também não está a funcionar como era suposto, contribuindo também para a redução do desempenho.

Ambos os problemas deverão ser resolvidos mediante actualizações do sistema e ou firmware, que deverão chegar nas próximas semanas, mas por agora a AMD recomenda que os utilizadores que se preocuparem em manter o máximo desempenho dos seus CPUs permaneçam no Windows 10.


Actualização:está corrigido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)