2021/11/28

Dose semanal de luz vermelha pode melhorar a visão a cores

Um estudo indica que 3 minutos de luz vermelha por semana pode ajudar os olhos a ver melhor as cores nos adultos com mais de 40 anos.

A partir dos 40 anos a maior parte dos adultos começa a descobrir que o seu corpo não foi feito para funcionar para sempre, começando a notar progressivamente o efeito da idade. Também nos olhos esses efeitos se fazem sentir, com as células a ficarem "cansadas" e perderem parte da sua capacidade de resposta ao estímulo da cor.

Neste estudo, um grupo de pessoas foi exposto a diferentes doses de luz vermelha, e os resultados indicam que bastará uma pequena dose de 3 minutos de luz vermelha para que os olhos melhorem a sua capacidade de distinguir cores. E a melhor parte é que com apenas uma sessão de 3 minutos essa melhoria se prolonga por uma semana - tornando o processo bastante mais apelativo e suportável do que se tivesse que ser feito diariamente. É algo que até pode ser integrado com relativa facilidade nos casos em que as pessoas tenham lâmpadas RGB em casa, bastando definir um dia em que sejam acordados alguns minutos mais cedo e expostos à luz vermelha enquanto se vão preparando - ou até eventualmente fazer parte da rotina matinal quando os óculos VR/AR se começarem a popularizar, como está previsto para os próximos anos, e que até podem assistir noutros problemas de visão.

Só não esperem usar este estudo como desculpa para a visita a certos "distritos" com luzes vermelhas - é que os efeitos só se aplicam quando a dose de luz é dada logo de manhã e não ao final do dia ou pela noite dentro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)