2021/11/23

Everrati converte clássicos em carros eléctricos

Circular com um carro clássico sem se preocupar com as emissões poluentes é a missão da empresa de conversão eléctrica Everrati.

Se para alguns puristas a transformação de um carro clássico para um motor eléctrico poderá parecer um sacrilégio, para outros é apenas uma questão de conveniência que lhes permitirá usar mais frequentemente os seus automóveis, especialmente em locais onde estejam em vigor restrições de circulação para carros poluentes. A Everrati é uma empresa britânica que se tem especializado nesse tipo de conversões para carros clássicos, abrangendo modelos que vão dos Porsche 911 ao Ford GT40, passando pelos jipes Land Rover.


Todos os carros mantêm o interior original e completamente funcional, apesar do motor a combustão ter dado lugar a um motor eléctrico; e - para descanso dos puristas - todas estas conversões são 100% reversíveis sem danificar o veículo, podendo voltar a colocar-se o carro com o motor original, se por algum motivo o dono assim o desejar.

Infelizmente, este é o tipo de conversão que não estará acessível para a a maioria das pessoas, já que este trabalho é algo que pode custar entre 200 e 500 mil euros - sem incluir o valor do carro, que poderá ser comprado pela Everrati ou fornecido pelo cliente. Mas, ainda assim, há carros que a marca se recusa a transformar: um cliente pediu a transformação de um Porsche 959 com apenas 1000 km percorridos, e a empresa respeitosamente declinou. :)

1 comentário:

  1. A eletrogenic no Reino Unido tem ‘kits’ de conversão para alguns clássicos e um deles é para o Citroen SM e sinceramente um SM elétrico tem todos os pontos que o faz para mim ser o carro perfeito.

    ResponderEliminar