2021/11/30

FIFA faz tracking dos jogadores para fora-de-jogo

A FIFA vai testar um sistema de vídeo-árbitro mais avançado, capaz de detectar os fora-de-jogo com mais exactidão analisando as pernas e braços dos jogadores.

Apreciado por uns, odiado por outros, os sistemas tecnológicos de assistência aos árbitros são algo que se tornou inevitável no futebol, à semelhança das ajudas tecnológicas que também já foram implementadas noutros desportos. Agora, a FIFA vai testar um novo sistema para detecção semi-automatizada dos fora de jogo, que recorre a mais câmaras instaladas nos estádios, com capacidade para fazer tracking dos braços e pernas dos jogadores.

O objectivo é determinar com mais exactidão o momento exacto em que o jogador faz o movimento de passe da bola, para nessa altura determinar se existe algum jogador em posição de fora de jogo - alertando os árbitros para que possam fazer uma rápida revisão do caso, evitando demoras prolongadas que quebrem o ritmo de jogo.

Veremos se no futuro este mesmo sistema terá capacidade para detectar os jogadores que simulam quedas sem que o oponente lhes tenha tocado. :)

3 comentários:

  1. "Veremos se no futuro este mesmo sistema terá capacidade para detectar os jogadores que simulam quedas sem que o oponente lhes tenha tocado. :)"

    Eu já sigo este forum há 'décadas', mas depois deste ataque INJUSTIFICADO às bailarinas puras do futebol não me resta outra escolha senão voltar amanhã!

    ResponderEliminar
  2. Era bem mais simples acabarem com os fora de jogo. Tal como no basquete, deixava de haver jogo a meio do campo e as equipas só atacavam ou defendiam. Mais golos, provavelmente. Menos polémica.

    ResponderEliminar
  3. "Era bem mais simples"
    Ser mais simples não há dúvida. E pior também!
    Já foram realizadas diversas experiências ao longo dos anos, e em TODAS o resultado foi desastroso. E não, não houve mais golos, houve menos, com futebol muito defensivo e menos espectacularidade.

    ResponderEliminar