2021/11/14

Investigadores criam ecrã holográfico sem "interferências"

Investigadores conseguiram criar um display holográfico a cores com qualidade idêntica à de ecrãs convencionais, sem a habitual "interferência" dos pontos provocados pelos lasers.

Embora a moda do 3D já tenha (felizmente!) passado nos televisores, continua a haver necessidade de se criarem ecrãs capazes de gerar imagens verdadeiramente tridimensionais. E para ir além da simples falsa ilusão do 3D gerado a partir de dois ecrãs, que resulta em dores de cabeça, o que são precisos são ecrãs verdadeiramente holográficos.

Têm sido muitos os avanços feitos nesta área na última década, com displays holográficos capazes de apresentar vídeo em tempo real, e a cores, e agora temos um novo desenvolvimento que consegue eliminar os "pontinhos" (pdf link) normalmente associados aos hologramas, para recriar uma imagem de alta qualidade.

É um grande avanço face aos hologramas tradicionais, tal como aquele que feito pela FEUP com grande profundidade de campo - e que foi o mais impressionante que vi ao vivo até à data - que esteve em exposição no Fantasporto 2012.


Ao contrário do efeito pseudo-3D criado por ecrãs convencionais, que tentam imitar um objecto afastado mas que obiga os olhos a continuarem focados num mesmo ponto, num holograma as coisas ficam mesmo afastadas, obrigando os olhos a focarem em diferentes profundidades (se for caso disso), recriando um espaço tridimensional tal como seria no mundo real.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)