2021/11/14

iPhone 13 Pro ganha modo macro manual no iOS 15.2

A Apple está prestes a resolver o problema do modo macro automático nos iPhone 13 Pro, permitindo a selecção manual no iOS 15.2 beta.

Com a sua preferência pelas coisas automáticas para não chatear os utilizadores, nos iPhone 13 Pro a Apple implementou um modo macro automático, tirando partido dos seu LIDAR para detectar a proximidade e mudando para o modo macro sempre que se apontava para algo próximo. O problema é que é uma daquelas ideias que depois não resulta bem na prática: pois ao se tentar tirar uma foto a objectos que esteja no limite dessa transição, faz com que os iPhone 13 Pro começassem a alternar entre o modo normal (feito por uma câmara) e o modo macro (feito por outra câmara), fazendo oscilar a imagem sem que se conseguisse captar a foto tal com se desejava.

A Apple tentou corrigir a questão desactivando este modo automático, mas isso deixava os utilizadores a terem que seleccionar manualmente a câmara ultra-wide e fazerem zoom máximo para acederem ao modo macro. Ou seja, passava-se do "80" para o "8", da facilidade máxima à dificuldade máxima. Mas, finalmente, é algo que deverá ficar corrigido com a chegada do iOS 15.2, por enquanto em fase beta, e que resolve o problema da forma que deveria ter sido feita logo de início: permitindo a selecção manual do modo macro.

Este modo continua a estar dependente da desactivação do modo automático nas definições da câmara, mas em vez de deixar os utilizadores por sua conta, faz surgir um pequeno icon "macro" sempre que temos objectos próximos da câmara. Em vez de se ter que seleccionar a câmara adequada e nível de zoom apropriado, bastará carregar nesse icon para por o iPhone 13 Pro em modo de fotografia macro.

Note-se que havia outras apps, como a Halide, que já tinham resolvido este problema, e até permitem que se faça modo macro em modelos anteriores dos iPhones que não têm oficialmente esta capacidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)