2021/11/01

iPhones são os smartphones que menos desvalorizam

Para quem compra um smartphone com ideia de o vender no ano seguinte, os iPhones continuam a ser a melhor opção, desvalorizando menos que marcas como a Samsung, Google e Huawei.

Um novo estudo confirma aquilo que a maioria dos utilizadores já terá descoberto ao comprar ou vender smartphones usados. O mercado dos usados dos iPhones tem preços superiores aos dos modelos Android, e nem sequer marcas como a Google conseguem evitar esse resultado.

Ao final de um ano os iPhones da Apple valem menos 44% em média, bastante menos que os 64% dos modelos da Samsung, ou 65% dos Pixel da Google. Ainda assim, todos eles estão melhor posicionados que os smartphones da Huawei, que perdem até 75% do valor no final dos 12 meses.
Quando se passa para o valor ao fim de dois anos, o panorama mantém-se: os iPhones perdem cerca de 60% do valor, face a 77% nos Samsung e 87% nos Huawei.

Pondo de outra forma, um iPhone perde menos valor ao fim de dois anos, que qualquer outro modelo ao fim de apenas um ano.

Modelos como os iPhone 11 e 11 Pro são dos que menos desvalorizam, com apenas 33% e 36% ao fim de um ano; enquanto no extremo oposto temos modelos como o Huawei Mate 30 Pro, que após 12 meses valem menos 87%.

Claro que cada caso é um caso, e o valor dependerá também - e muito - do seu estado de conservação. Mas embora estes dados sejam interessantes, há sempre quem prefira manter os modelos antigos, passando-os para outra pessoa da família - e nesse caso o valor de desvalorização torna-se irrelevante.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)