2021/11/01

Óculos de realidade aumentada da Apple chegam em 2022 - mas vão ser caros

Os rumores sobre os óculos da Apple continuam a crescer, apontado para que possam chegar em 2022, mas com um preço que deverá mantê-los afastados da maioria dos consumidores.

Há muito que se sabe / fala que a Apple está a fazer um forte investimento em óculos de realidade aumentada. Olhando para trás, isso é sustentado pelo trajecto que tem seguido, com muitos componentes que encaixam perfeitamente num futuro sistema de realidade virtual e aumentada: desde o sensor Face ID, aos LIDARs usados nos iPads e iPhones Pro mais recentes, e pelo sistema ARKit que facilita a sua utilização. Agora que também cria os seus próprios chips, com nível de desempenho e eficiência acima do resto do mercado, reúnem-se todos os ingredientes para poder criar uns óculos VR/AR tal como os que se desejam há muito - e que até agora ainda ninguém conseguiu lançar no mercado (como a desilusão dos Magic Leap demonstrou).

Uma coisa que parece estar garantida desde já é que estes óculos da Apple irão ser bastante caros - mas isso provavelmente não assusta uma marca que está habituada a vender milhões de smartphones com preço acima dos 1000 euros. Sendo de esperar que, com a economia de escala que tem, esse preço possa ser reduzido nos anos seguintes, nem que seja com versões mais económicas, ao estilo do iPhone SE. Além disso, há sempre a esperança de que a Apple possa querer recuperar o lançamento do iPad, em que anunciou um preço elevado do iPad ($999), que depois Steve Jobs cortou ao meio para $499 para alívio dos fãs.

Algo do género funcionaria perfeitamente para uns óculos que se dizem que poderão custar $3000, e depois revelar que afinal será "apenas" $1500 - e aí já ficaria no patamar de preços que os fãs estão dispostos a pagar (para referência: um iPhone 13 Pro Max de 256 GB custa 1400 euros).

Mas, é também esperado que inicialmente a Apple lance uns óculos VR, cujo modo Mixed Reality seja feito com o recurso a câmaras que mostram o exterior. Os verdadeiros óculos de realidade aumentada com lentes transparentes, esses só deverão chegar em 2023 ou 2024. E garantidamente tirando partido do mercado já estar psicologicamente preparado pelo preço do modelo anterior.

2 comentários:

  1. Não se pode comparar com um iPhone. Se for caro poucos irão comprar e poucas pessoas comprando não haverá muitos jogos para jogar porque não é lucrativo fazer jogos para um nicho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se forem caros?? Claro que serão provavelmente bons, os produtos apple sao bons. Agora de certeza que serão caros, e a qualidade apesar de ser boa não justificará (como habitualmente) o custo extremamente elevado. E provavelmente o pano de limpeza não vem incluído LOL

      Eliminar