2021/11/07

Ladrões roubam carregamento de placas gráficas RTX da EVGA

Como se não bastasse a escassez de chips e dificuldade em encontrar placas gráficas RTX 30xx, a EVGA anunciou que ladrões roubaram um carregamento inteiro de placas que estavam a caminho do seu centro de distribuição na Califórnia.

Há muito que os chips se tornaram num bem apetecível para os ladrões (um carregamento de CPUs ou GPUs de última geração pode valer milhões de euros e ocupar um volume bastante mais reduzido do que dinheiro ou outros bens), e isso ganha ainda mais importância numa altura em que existe uma escassez mundial. As placas gráficas já têm tido preços inflaccionados nos últimos anos, primeiro por causa da mineração de criptomoedas, mais recentmente pela escassez de chips, e tornam-se também alvos muito apetecíveis, como agora ficou demonstrado.

A EVGA revelou que um carregamento de placas gráficas RTX 30, que estava em trânsito de São Francisco para o seu centro de distribuição, foi roubado.

Embora não tenha dito quantas placas foram roubadas, remete qualquer pessoa que suspeite poder ter ficado com uma dessas placas para uma página no seu site onde poderão verificar o número de série e saber se faz parte do lote que foi roubado.

Falta saber se os ladrões não terão os conhecimentos técnicos para alterarem o firmware e modificarem os números de série, tornando a sua detecção bastante mais difícil. De qualquer forma, se nos próximos tempos se depararem com umas EVGA a preço de saldo demasiado suspeito, já sabem que pode ser um sinal revelador de que deverão deixar passar o negócio.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)