2021/11/20

Planetário do Porto celebra Dia Nacional da Cultura Científica e 25º aniversário

A 24 de Novembro celebra-se um dia duplamente especial no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, é o Dia Nacional da Cultura Científica e também data do seu 25º aniversário.

Dia Nacional da Cultura Científica 2021 - Os grandes mistérios do Universo

No Dia Nacional da Cultura Científica, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva tem uma programação especial dedicada aos grandes mistérios do Universo.

Dia 24 de Novembro é o Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica que, em 2021, assinala também os 25 anos da criação da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

É ainda a data do aniversário da abertura ao público do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, inaugurado neste dia em 1998. Para comemorar os aniversários, o Planetário do Porto associa-se às atividades da Semana da Ciência e Tecnologia 2021, com a seguinte programação:

QUARTA-FEIRA, 24 NOVEMBRO, 2021 - PLANETÁRIO DO PORTO CCV

19h00 - RUÍDO
Espetáculo de divulgação científica sobre ondas gravitacionais.

Não vemos tudo o que existe. Encaixámos o tempo em horas, minutos, anos; as distâncias em centímetros, milhas, anos-luz. Inventámos deuses para não termos perguntas sem respostas. Estudámos, corrigimos, medimos: tentámos. Nem tudo o que existe pode ser observado, ou pode ser percebido pelas formas às quais nos habituámos. Nunca ninguém viu um buraco negro. O cosmos parece silencioso, porque não sabemos ouvi-lo. Não podemos entender sensorialmente a dimensão do Universo.

INSCRIÇÕES AQUI


21h00 - O FANTASMA DO UNIVERSO
Sessão imersiva fulldome sobre matéria escura.

Acredita em fantasmas? E se lhe dissermos que existe algo que não podemos ver, sentir ou tocar; que não emite, nem reflete luz; mas está por todo o lado?
Comece a acreditar: o Universo tem um lado escuro que, apesar de invisível, é tão real como qualquer um de nós. Venha descobrir o Fantasma do Universo, uma sessão de planetário que lhe apresentará o Universo, como nunca viu.

INSCRIÇÕES AQUI

As atividades são gratuitas, mas requerem inscrição prévia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)