2021/11/20

Rede Tor pede ajuda para ter mais "bridges"

A rede Tor está a pedir ajuda à comunidade, para conseguir aumentar o número de bridges de acesso à rede.

Quem quer garantir a privacidade no acesso à internet ou escapar à censura sabe o valor da rede Tor, uma rede mantida por voluntários e que redirecciona os dados através de múltiplos computadores, de modo a que seja impossível saber quem está a aceder a quê. Devido à sua capacidade de ultrapassar sistemas de censura e bloqueio, a própria rede é também alvo de tentativas de bloqueio constantes, sendo por isso necessário um fluxo constante de novos pontos de acesso ("bridges") que permitam ficar à frente dessas tentativas - e é precisamente nesse ponto que a rede precisa de ajuda.

O número de bridges da rede Tor tem caído, e levou a esta campanha que tem por objectivo conseguir criar 200 novas bridges disponibilizadas por voluntários até ao final do ano.
As bridges não são nós da rede Tor - pelo que não há a preocupação de poderem ser penalizados pelo tráfego que por lá passa, como aconteceu naquele caso de 2014 num nó de saída Tor, funcionando apenas como ponto de acesso para permitir a utilização da rede Tor em locais onde o acesso directo poderá estar bloqueado - e daí a necessidade de novos pontos de acesso que escapem às listas de bloqueio que vão sendo criadas.

Tendo em conta a lista de requisitos técnicos, não é algo que seja recomendado para o público em geral. Mas, todos podem contribuir mesmo sem necessidade de grandes conhecimentos técnicos, criando um Snowflake proxy para o qual apenas precisam de instalar uma extensão no seu browser Chrome ou Firefox.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)