2014/07/03

Áustria condena operador da rede Tor por crime cometido usando a sua ligação


A rede Tor é um sistema que permite a qualquer pessoa aceder de forma anónima a todo o tipo de serviços, e tem vindo a ser promovida por entidades como a EFF como forma de escapar aos sistemas de espionagem que têm vindo a ser revelados. Mas na Áustria, há agora um caso que vem aumentar as preocupações sobre a sua sustentabilidade.

A rede Tor funciona passando os pedidos de computador em computador, e onde cada computador só tem informação sobre o nó anterior e seguinte, de forma a que seja praticamente impossível ao destinatário final saber de onde veio o pedido original. Isto faz com que os acessos finais fiquem registados como sendo pertencentes ao último nó da cadeia - e isto é algo que já tem causado problemas.

Agora, os Tribunais Austríacos condenaram a pessoa que operava um destes nós de saída, considerando-o cúmplice de um crime que foi cometido usando a sua ligação. É um incidente que vem pôr em causa o ponto 4 das "7 coisas a saber sobre a rede TOR" lançada pela EFF, que refere que nos EUA ainda ninguém foi processado por fazer parte da rede. (Embora a NSA pareça marcar automaticamente como "pessoas de interesse" todos os que se atrevam a pesquisar sobre tais ferramentas - e considerar "extremistas" pessoas que frequentem forums Linux.)

Isto acaba por ser equivalente a serem condenados por um crime que alguém cometa depois de se infiltrar na vossa rede WiFi e usar a vossa ligação, e parece-me exagerado querer fazer passar que a rede Tor seja usada apenas para cometer crimes (da mesma forma que muitos assume que os torrents são usados apenas para pirataria - ou que um serviço de DNS dinâmico apenas seja usado para botnets). Mas, o que é certo é que quem tiver que se apresentar num tribunal e enfrentar a decisão de um juíz é que "se lixa"...

1 comentário: