2014/07/03

Notícias do Dia

Um televisor Ultra HD por menos de 600 euros em Portugal; o No-IP volta a controlar os domínios apreendidos pela MS; um router que controla o acesso à internet dos mais pequenos, em troca da realização de tarefas domésticas e trabalhos de casa; um jogo no Google Maps que põe à prova os teus conhecimentos geográficos; a Yorn dá-te mesada extra até ao final do ano; e como os sistemas automáticos de defesa dos direitos de autor permitem abusos que prejudicam quem se limita a usar aquilo que realmente pode usar.

Seguem-se as notícias do dia, e não se esqueçam que já estamos a oferecer o segundo exemplar do livro O'Reilly deste mês:


Linux para Automóveis


O Linux já pode ser usado "debaixo do capot", mas prepara-se para assumir um papel bem mais visível. Com os carros a serem cada vez mais electrónicos e com complexos sistemas de informação e comunicação, a Fundação Linux relembra a necessidade de se optar por sistemas abertos e universais, promovendo a criação de uma versão Linux concebida especialmente para automóveis: o Automotive Grade Linux.

Este Linux vem com interface e várias apps e funcionalidades, como Google Maps, suporte para telemóveis bluetooth, leitor de notícias, controlos de climatização do veículo, etc. A primeira versão já está disponível gratuitamente para quem quiser brincar com ela.


Samsung vai abandonar produção de Plasmas

Foram dos primeiros ecrãs planos e finos de grande dimensões, mas agora preparam-se para se tornar extintos. Depois da Pioneer e Panasonic terem acabado a produção de plasmas, os apreciadores desta tecnologia voltaram-se para a Samsung. Mas agora é a vez de também a Samsung se juntar a eles, anunciando que irá terminar a produção de painéis de plasma a 30 de Novembro. O seu custo de fabrico mais elevado que dos LCDs e consumos elevados, assim como o desejo do mercado nas resoluções Ultra HD e OLEDs terão sido as principais razões.


Londres diz que Uber é legal


Parece que os sindicatos dos taxistas britânicos terão que continuar a reclamar: a entidade reguladora dos transportes em Londres considerou que o Uber é um serviço perfeitamente legal e que pode continuar a operar na cidade - embora remetendo uma decisão final para os Tribunais. Em causa está determinar se a app Uber poderá ser considerada um "taxímetro", uma vez que a lei proíbe veículos normais de terem um dispositivo desses. Na opinião da entidade reguladora, a app não se enquadra nessa definição.


Gift cards para o Google Play chegarão a Portugal "em breve"


Em breve será mais fácil comprar apps e outros conteúdos no Google Play. Tal como em muitos outros países, em breve será possível comprar "gift cards" para o Google Play, com valor de 15, 25 e 50 euros. Uma forma interessante não só para dar uma "prenda" a familiares e amigos, como também para gerir de forma mais fácil os gastos no Google Play (por exemplo, para crianças).


MS prepara bracelete fitness tracker para o final do ano


Se achavam que o mercado dos fitness trackers já estava concorrido (e em risco de se torna obsoleto com a chegada dos smartwatches), em breve passará a ter mais um candidato de peso: a Microsoft vai lançar uma bracelete de fitness tracking ainda durante o corrente ano. É uma opção que faz algum sentido, pois assim não entra em concorrência directa com os Android Wear (e eventual iWatch) que já estarão em fase mais avançada... mas para que a MS tenha alguma hipótese de sucesso, seria necessário que este tracker chegue ao mercado com um preço competitivo... coisa que não me parece que venha a acontecer (fala-se que terá preço aproximado do Gear Fit, que não propriamente barato).

Pelo lado positivo... este tracker da MS será compatível com Android e iOS, para além dos Windows Phone, obviamente (o que sempre é melhor que os Gear da Samsung que só trabalham com alguns smartphones Samsung).


Curta do Dia

Resumo da Madrugada

1 comentário: