2021/11/03

Samsung segue Apple e muda barra do browser para baixo

A Samsung está a testar a barra de endereços do seu browser mobile no fundo do ecrã, seguindo as alterações do Safari no iOS 15.

A barra de endereços na parte de baixo do ecrã deixa-a mais acessível e evita que se tenha que esticar os dedos até ao topo do ecrã dos smartphones - que têm tido dimensões sempre crescentes, a que nem a Apple consegue resistir (apesar de em tempos Steve Jobs dizer que o iPhone com ecrã de 3.5" tinha "o tamanho perfeito"). Ainda assim, alteração não tem sido consensual, com muitos utilizadores do iOS 15 a preferirem manter a barra no topo do ecrã, mas mesmo assim a Samsung acha que a alteração também se justifica no seu browser.


Ora, há que ter em conta que a Apple não foi a primeira a lembrar-se desta alteração; até o Windows Phone já tinha um browser com barra de endereço em baixo há cerca de uma década atrás.
A questão é que não deixa de ser curioso que, sabendo-se das vantagens desta alteração há muitos anos, a Samsung só a faça depois da Apple também a ter feito.

Esperemos que ao menos tenha aprendido com o erro da Apple (tão comum a outras empresas), de ter feito tal alteração sem ter dado opção para os utilizadores manterem o design anterior - coisa que acabou por ser forçada a fazer após o volume de queixas dos utilizadores.

4 comentários:

  1. Firefox Mobile aqui, e desde do seu lançamento (para Android) que a barra é em baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia dizer o mesmo....é bem mais útil em baixo.

      Eliminar
    2. E tem add-on para dark mode e adblocker.
      Se tivessem pull to refresh seria o browser mobile perfeito.

      Eliminar
  2. Mas alguém usa o browser da Samsung? Cheguei a usar o Chrome uma versão beta que deixava ter bottom bar. Mas com tanta falta de dark modes e afins, nada bate o Firefox com ublock e dark reader

    ResponderEliminar