2021/11/03

Facebook encerra reconhecimento facial

Numa medida algo inesperada, o Facebook anunciou o encerramento do seu sistema de reconhecimento facial e eliminação dos dados referentes a mais de mil milhões de rostos.

O encerramento do sistema de reconhecimento facial vai afectar diversas funcionalidades no Facebook, como a notificação de quando algum amigo publicar uma foto em que estamos, ou as sugestões automáticas das pessoas que podem estar na foto; ou ainda o sistema destinado a invisuais, que podia indicar quais as pessoas presentes nas fotos. Tudo isso continuará a estar disponível, mas com as referências às pessoas a terem que ser inseridas manualmente.

Conhecendo-se o negócio do Facebook, não deixa de ser estranho vê-lo a eliminar dados referentes a biliões de pessoas; que na verdade não sabemos se assim será, já que o Facebook continuará na posse de todos os biliões de fotos que foram usados para treinar o sistema. Aquilo que se pode ver é que o sistema deixará de estar activo para os utilizadores - mas vamos acreditar que, com o escrutínio adicional a que tem estado sujeito, o Facebook vai mesmo eliminar estes dados, potencialmente como forma de também se esquivar a investigações adicionais sobre como essas imagens tinham sido recolhidas e analisadas.

Não que isto sirva de muito para os utilizadores. A Austrália acaba de acusar a ClearView AI de ter usado ilegalmente as fotos de 3 mil milhões de pessoas que estavam em redes sociais; e se a ClearView AI é uma empresa que o demonstra ter feito publicamente, facilmente se pode imaginar a quantidade de outras empresas e entidades que o estarão a fazer sem visibilidade pública.

E infelizmente, pelo meio de tudo isto, funcionalidades que seriam úteis e benéficas (como a identificação de pessoas para invisuais) ficarão pelo caminho como danos colaterais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)