2021/11/08

Speedtest em 5G pode gastar mais de 1 GB de dados

Com os portugueses a terem finalmente acesso ao 5G, será conveniente ter alguma cautela na realização dos testes de velocidade, que facilmente poderão gastar mais de 1 GB de dados.

Com o processo do 5G finalmente desbloqueado, alguns utilizadores já começam a ver surgir o indicador 5G nos seus smartphones nalgumas partes do país. Infelizmente, e tal como temos alertado desde há muito, é também uma situação que demonstra como os limite de dados praticados pelas operadoras nacionais são completamente desadequados para a era em que vivemos.

Um único teste de velocidade do Speedtest - uma das ferramenta mais populares para testar a velocidade de ligação - pode gastar mais de 1 GB de dados numa ligação 5G.


Considerando que os nossos operadores continuam a vender tarifários com 1, 3, 5, 10 GB de dados, depressa se torna ridículo verfiicar que todo este volume de dados que os operadores apresentam como sendo uma "fartura", rapidamente se evapora com alguns testes de velocidade que, compreensivelmente, os clientes se sentirão tentados a fazer para avaliar as tão anunciadas velocidades hiper-rápidas do 5G.

Quem fizer um teste de velocidade por dia irá gastar mais de 30 GB de dados no final do mês. E agora? Será que isso chega para justificar a necessidade de reajustar os limites de dados nos tarifários móveis? Que tal seguir os exemplos que se vêem noutros países, como os 130 GB por menos de €8 ou, preferencialmente, abandonar os limites e adoptar um sistema ilimitado (mesmo que segmentado por limites de velocidade a preço diferenciado).

6 comentários:

  1. Desculpa lá, mas, ignorando os ridículos de tráfego das operadoras, o gajo que se queixa disto só tem um nome: burro. Parece que fez hoje pela primeira vez na vida um teste de velocidade.
    Isto já acontecia com 4G e o 3G, para se fazer um teste vais gastar dezenas ou centenas de MB de dados, porque eles precisam de ser movimentados pata testar essa dita velocidade, e quanto maior essa dita velocidade, mais gastas.
    Sendo Vodafone, como se vê na imagem, a pessoa que se queixa podia ter utilizado a App deles( My Vodafone), que tem uma secção de testes de velocidade que não contam para tráfego.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes perfeitamente q n é a mesma coisa usar um speedtest da propria Vdf, de q um independente/externo à operadora...

      Eliminar
    2. Não, não sabe. Só um burro é que sabe isso...

      Eliminar
    3. Podias ter lido com um pouco mais de atenção e reparado que:
      1) a pessoa que tweetou não se está a queixar, logo invalida o teu despropositado insulto.
      2) a pessoa refere que tem tráfego ilimitado, sendo-lhe indiferente que o teste gasta 1KB ou 10GB
      3) Quanto a usar uma app da operadora para testar a velocidade da própria operadora... Acho que haveria pessoas que concordariam contigo a dizer que só há um nome para pessoas que acham isso válido.

      Eliminar
  2. O "burro" trabalha na Vodafone.

    ResponderEliminar
  3. Fiz com a app da Vodafone e também me gastou dados. Sou yorn nao sei se e por isso..

    ResponderEliminar