2021/11/04

Wallpapers dinâmicos do Android 12 crasham os jogos

O sistema de temas dinâmicos Material You do Android 12 faz crashar a maioria dos jogos Android actuais.

Uma das maiores novidades do Android 12 é o seu novo estilo visual Material You, que permite fazer coisas como ajustar as cores do interface dinamicamente em função do wallpaper escolhido. No entanto, esta funcionalidade que por agora é exclusiva dos Pixel, vem acompanhada de um efeito secundário adverso: faz crashar os jogos.

Quando o sistema de temas tem que ajustar as cores, lança um evento de "alteração de configurações do sistema", para que as apps se possam actualizar com os novos parâmetros. Por norma, como apps que funcionam em ecrã total, os jogos ignoram esse tipo de eventos para não serem perturbados por coisas como a alteração do modo diurno / nocturno, ou alteração do ecrã entre modo vertical / horizontal; mas este novo evento tem qualquer particularidade que, pelo menos por agora, está a fazer com que os jogos crashem, afectando jogos como: Pokémon Go, Genshin Impact, Call of Duty: Mobile, PUBG Mobile, Minecraft e Wild Rift.

Agora falta esclarecer se este problema é algo que os developers possam resolver actualizando as apps para acomodarem este novo sistema de temas dinâmicos; ou se é algo que escapa ao seu controlo e tem que ser a Google a resolver. De qualquer forma, até que isso aconteça, vai haver uma boa dose de utilizadores dos Pixel com Android 12 a ficarem bastante frustrados com os seus jogos a crasharem - quase garantidamente no pior momento possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]