2021/12/14

Apple lança app de AirTags para Android - mas é quase inútil

A Apple lançou uma app Tracker Detect para Android, para detectar localizadores AirTags nas proximidades - mas de utilidade prática muito reduzida.

São extremamente raras as vezes em que a Apple lança uma app para Android, mas esta da identificação de AirTags próximas tornou-se necessária depois das acusações de que os localizadores da Apple poderiam ser usados para seguir pessoas sem o seu conhecimento ou consentimento. Só que a app Tracker Detector limita-se a fazer o mínimo possível, quase mais parecendo uma app que a Apple fez "contrariada", e com os pontos fracos que reduzem o interesse das próprias AirTags.

Quando se pensava que esta poderia ser uma oportunidade perfeita para a Apple expandir a sua rede "Find My" aos Android, eis que a implementação actual do Tracker Detect se revela ridiculamente limitada.

Os utilizadores Android não receberão qualquer alerta no caso de terem AirTags nas proximidades; isso apenas acontecerá quando abrirem a app e iniciaram um scan manual. Ora, a não ser em casos extremamente específicos em que se suspeite que se possa estar a ser seguido, quantas vezes se poderá imaginar que alguém irá ter a preocupação de andar a fazer scans com frequência para descobrir isso? Ou até, se se irá dignar a manter uma app no seu smartphone só para esse efeito?

Ao estilo da sua intransigência de expandir o iMessage ao Android, também aqui a Apple perdeu uma excelente oportunidade de se assumir com um serviço de localização multi-plataforma que facilmente poderia dominar o mercado - ou até fazê-lo em parceria com a Google, ao estilo do que fizeram para o sistema de contact tracing Covid-19, e que tem bastante parecenças com o que seria necessário para uma rede de localização de objectos perdidos.

2 comentários:

  1. E nem da pra instalar ca no nosso pais... ou entao n deixa em certos tlmvs... é bem apple

    ResponderEliminar
  2. https://www.apkmirror.com/apk/apple/tracker-detect/tracker-detect-1-0-release/tracker-detect-1-0-android-apk-download/download/?forcebaseapk

    ResponderEliminar