2021/12/02

Apple quer cobrar comissões nos pagamentos fora das apps

Com a Apple a facilitar os pagamentos por fora da App Store, chegam agora sinais preocupantes de que mesmo assim poderá querer cobrar comissões nos pagamentos externos.

Longe - e esquecidos - vãos os tempos em que Steve Jobs apresentava a App Store como sendo um espaço que não tinha como objectivo dar lucro, devendo apenas prestar o serviço aos developers e utilizadores, e ganhar dinheiro para não dar prejuízo à Apple. A App Store é actualmente um dos negócios mais lucrativos da Apple à conta das comissões cobradas, e apesar das exigências de abertura, a Apple continua a agarrar-se às comissões com unhas e dentes.

Recentemente, países como a Coreia do Sul obrigaram as app stores a permitir que as apps utilizassem métodos de pagamento alternativos para escapar às comissões - algo que a Apple nem sequer permitia que as apps fizessem referência. Mas agora o caso torna-se mais estranho. A Apple parecia ter reagido bem a esta exigência, deixando que as apps direccionassem os utilizadores para sistemas de pagamento externos, mas agora surgem indicações de que a Apple pretende continuar a cobrar as suas comissões mesmo quando os developers usam esses sistemas de pagamento externos.


Escusado será dizer que é uma intenção que, embora proveitosa para a Apple (caso se venha a concretizar) destrói por completo o objectivo que levou a que essa exigência de permitir pagamentos externos fosse feita: escapar às comissões!

Veremos como as coisas correm, e se será necessário nova ronda de processos nos tribunais; mas parece estar visto que a Apple não vai facilitar a vida aos developers que desejarem escapar às suas comissões.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)