2021/12/02

Investigadores criam lente plana com menos de 1 mm

Investigadores conseguiram criar micro-lentes planas que permitem eliminar o espaço ocupado pelas objectivas tradicionais.

As objectivas das câmaras têm obrigado os smartphones a "engordarem" com ressaltos na parte das câmaras, mas no futuro poderemos regressar aos smartphones finos. Investigadores criaram uma lente plana ultra-fina de "meta-materiais" que consegue usar as leis da física para fazer aquilo que pareceria impossível: criar uma imagem focada necessitando apenas de 1 mm de espaço em frente ao sensor de imagem.
No passado já tinham sido feitas algumas, mas que se limitavam a funcionar apenas num comprimento de onda específico. Desta vez, com a ajuda de sistemas de reconstrução de imagem, o resultado gera imagens a cor competitivas com sistemas de objectivas tradicionais, embora com resolução inferior.

Numa primeira fase estas lentes ultra-diminutas deverão ser destinadas a coisas como equipamentos médicos e científicos, onde o seu tamanho diminuto será bem vindo; mas não será descabido imaginar que no futuro cheguem aos smartphones que preferirem dar prioridade à espessura reduzida e abandonar os ressaltos das câmaras. Já temos visto algo idêntico acontecer nas câmaras frontais sob o ecrã, que também viram a sua qualidade de imagem afectada, mas que também tem sido compensada com sistemas de reconstrução AI para melhorar o resultado final.

Pelo lado negativo... este tipo de lentes permite criar câmaras ultra-diminutas, o que também significa que será possível instalar câmaras praticamente imperceptíveis em qualquer lado, sem que as pessoas as consigam detectar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)