2021/12/02

Notícias do dia

Vodafone com 5G gratuito até 31 de Janeiro; Tesla lança Cyberquad para crianças; MS Edge goza com quem tenta descarregar o Chrome; Qualcomm apresenta Snapdragon 8 Gen 1 e 8cx Gen 3; Alexa reconhece som de água e toques de electrodomésticos; ThisIsWin11 elimina os extras desnecessários do Windows 11; província chinesa vai instalar 3000 câmaras para vigiar jornalistas e estrangeiros.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM; participa e partilha!

Apple enfrenta procura reduzida nos iPhone 13

Os iPhone 13 podem ter tido bons resultados iniciais, mas agora a Apple está a reajustar as previsões, informando os fornecedores de componentes de que as suas expectativas poderão não ser cumpridas e que poderão reduzir o volume das compras que estavam inicialmente previstas.

A Apple tinha grandes esperanças para a geração iPhone 13, sendo que tinha previsto produzir 90 milhões de iPhones 13 durante o ano de lançamento em vez dos 75 milhões. Depois fez uma redução para os 80 milhões indicando aos fornecedores que compensaria a diferença no próximo ano; coisa que agora diz que poderá não acontecer, voltando a ficar-se por um volume de 75 a 80 milhões de unidades. A diferença é que desta vez o problema não é o constrangimento de falta de chips na produção, mas sim uma redução na procura, com o mercado a aparentemente preferir esperar pelo próximo modelo que, se a Apple seguir a tradição, deverá adoptar um design renovado.


Xiaomi 12 vai estrear Snapdragon 8 Gen 1

Com a Qualcomm a já ter revelado oficialmente os seus novos chips, não demorou para que a Xiaomi se apressasse a anunciar que o seu próximo Xiaomi 12 irá ser o primeiro smartphone a usar o novo chip topo de gama Snapdragon 8 Gen 1.

A Qualcomm promete melhorias de desempenho e eficiência neste novo chip, que será produzido em tecnologia de 4nm e estreia cores ARMv9 incluindo um poderoso Cortex-X2 que pode atingir os 3.0 GHz. A grande questão é saber se este nível de desempenho poderá ser mantido em níveis máximos de forma contínua num smartphone, tendo em conta os constrangimentos de dissipação e necessidade de manter uma autonomia aceitável. Descobriremos em breve.


Google revela detalhes do Project Starline


A Google revelou alguns detalhes técnicos do seu projecto de tele-presença Project Starline, que utiliza uma série de técnicas para fazer com que uma video-chamada se transforme em algo que cria a ilusão da outra pessoa estar mesmo ali à frente do utilizador.

São muitos os "truques" aplicado (pdf link), para criar esse nível de realismo, que englobam coisas como fazer com que a pessoa pareça estar a olhar para os olhos da outra, além do sistema de reposicionamento 3D que ajusta a imagem em função da perspectiva dos olhos do utilizador.




Hacking da Ubiquiti foi feito por funcionário

O episódio de hacking da Ubiquiti ganha novos contornos, com a indicação de que o ataque e a posterior acusação da empresa estar a esconder a dimensão do ataque terem sido feitos pela mesma pessoa: um funcionário da empresa.

O Departamento de Justiça norte-americano deteve Nickolas Sharp, de 36 anos, funcionário da empresa, com a acusação de que terá sido ele a descarregar dados confidenciais, fazendo-se passar por um hacker anónimo para pedir 50 bitcoins de resgate à empresa. Afinal, parece que o seu plano saiu furado, e lhe poderá valer alguns anos num estabelecimento prisional.

Actualizaçâo (2023/05/11): O ex-funcionário acabou por ser condenado a 6 anos de prisão.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: O grupo LEGO foi fundado em 1932 na Dinamarca, com nome derivado das palavras "leg godt", que significam "brincar bem".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)