2021/12/03

NOS limita 5G a 500 Mbps

A NOS tem feito grande promoção ao serviço 5G, que oferece a todos a até 31 de Janeiro antes de começar a cobrar, mas adverte desde já que as velocidades se deverão ficar pelos 500 Mbps.

A NOS, e os demais operadores de telecomunicações em Portugal - que o "mal" é geral - têm apresentado o 5G como sendo uma revolucionária melhoria que vai resolver todos os problemas da humanidade e arredores; quando na realidade aquilo que os move será tentar convencer os portugueses a aceitarem pagar mais 5 euros por mês para poderem ver o símbolo 5G surgir no ecrã dos seus smartphones: 1) se tiverem um smartphone compatível 5G e, 2) se tiverem numa zona que tenha cobertura 5G.

Além disto, temos ainda a questão daquilo que se poderá obter de facto em termos reais. Algo que a NOS acaba por referir nas "letras pequenas", indicando que a velocidade máxima que os clientes poderão esperar do 5G é de 500 Mbps, face aos 300 Mbps que promete para o 4G - e ambos com 100 Mbps de upload.


Ora, bastará usar o 4G como exemplo (vejam quantas vezes conseguiram chegar aos 300 Mbps efectivos, em uso real) para se antever que também no 5G será difícil chegar perto das velocidades máximas em utilização prática no terreno. E com tudo isto se coloca a grande questão: sabendo-se isto, e que na verdade o 5G acaba por ter grandes vantagens para os operadores (em termos de número de equipamentos ligados por célula, etc.), porque motivo se estão a meter na confusão de querer cobrar mais 5 euros por mês aos clientes?

Pelo menos, esses mesmos clientes irão ter quase dois meses para avaliar o cenário do 5G no terreno, e fazer uma decisão melhor informada do que se tivessem que tomar essa decisão às cegas; mas no caso de decidirem pagar o extra pelo 5G, espero que logo de seguida façam questão de inundar as linhas de apoio e fazer reclamações diariamente quando constatarem que só estão a ter velocidades de até 300 Mbps que poderiam ter no 4G sem pagarem mais por isso.

17 comentários:

  1. Caso não tenha caído. O 5G funciona em roaming nacional!

    Só isso explica os 5 euros.

    ResponderEliminar
  2. A velocidade em 5G 700mhz será inferior ao 4G.

    Milagres só nos 3,6GHz que deverá ter alcance reduzido.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma forma de ir ao bolso

    ResponderEliminar
  4. Para que conste,as velocidades em 5G puro começam nos 1,25Gb,as velocidades abaixo disso não são 5G,trata-se de velocidades de rede entre os 4,5G e o 4,85G,portanto não são 5G.Não se deixem enganar,pois as únicas antenas desenvolvidas para 5G são da Huawei,as da Ericsson ,Nokia e de mais duas fabricantes que aí andam não são 5G mas sim 4,85 baseadas e core 4G+.Portanto aqui começa a marosca das operadoras .

    ResponderEliminar
  5. Mais uma das vigarices das operadoras em Portugal. Lastimável. Mais do mesmo .É incrivel Tiro ao nosso bolso sem dúvida

    ResponderEliminar
  6. vigarice naaaaaaaaaaaa tudo boas praticas e concorrência verdadeira.

    ResponderEliminar
  7. Se a nós em 4G já é uma vergonha e a rede é ruím, porque abusam imenso do TS para diminuir velocidade. Imagino com a 5g, onde vai ser um fracasso imenso. É como entrar num Ferrari com motor de carocha e no fim a gasolina fica cara.

    ResponderEliminar
  8. Para atingir os 300 mbs no 4G é necessário que a operadora forneça volte que é necessário ativar na operadora e no telefone, além de que o telefone tem de ter tecnologia antenas Cat6 ou superiores, grande maioria dos telefones de 200€ tem antenas Cat4 que só vai até 150 mbs

    ResponderEliminar
  9. Estes comentários, na maioria estapafúrdios, levam-me a pensar que são infiltrados do "outro", para desacreditar este.

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho uma antena da MEO visível da minha casa que instalaram este ano. Até ao dia de hoje não tenho VoLTE no meu Pixel 3XL e apesar de suportar 4G CAT20, o que consigo apanhar são 150/30 numa zona de baixa densidade...

    Mal quero esperar pelo 5G 🙃

    ResponderEliminar
  11. Sou cliente NOS com o meu Huawei Mate 10 Pro apanho velocidades 323 Mpbs em 4G+.

    ResponderEliminar
  12. A nós é uma vigarice. Não caíam nesse conto do vigario. Só querem sacar mais dinheiro aos clientes mas nunca cumpre o prometido no contrato. Esto farto da nós. Merda para a nós

    ResponderEliminar
  13. A nós foi a mesma que vendeu fibra há uns anos e instalou a net na minha casa com cabo coaxial. Não vejo motivo para não fazer vigarice com os 5G também. Nada de novo na verdade.

    ResponderEliminar
  14. Como pagar 5g sem ter 5g. Ideia de génio...

    ResponderEliminar
  15. Qual seria a franquia e o valor mensal para usar o 5G?

    ResponderEliminar