2021/12/04

Rocket Lab Neutron quer ser mais eficiente que o Falcon 9

A Rocket Lab revelou os planos para o foguete Neutron completamente reutilizável, que pretende que seja mais eficiente e económico que o Falcon 9 da SpaceX.

O novo Neutron parece um foguete saído de um filme de ficção científica, começando pela aposta numa construção em fibra de carbono e, estreando um sistema que permite levar a carga do segundo estágio completamente protegida no interior. Com isso remove-se a necessidade do segundo estágio ter preocupações aerodinâmicas, poupando valioso peso. Aliás, até a estrutura de suporte passa a levar o segundo estágio "pendurado" em vez de "apoiado", de modo a transformar as forças de compressão durante o lançamento em forças de distensão, permitindo usar materiais mais leves.



Infelizmente, não foram ainda avançadas datas concretas para quando se poderá esperar o primeiro voo do Neutron, mas ainda estará seguramente a alguns anos de distância. Só no próximo ano irão começar os primeiros testes dos novos motores deste foguete reutilizável, mas é mais um sinal de que não irá faltar concorrência à SpaceX a nível dos lançamentos espaciais reutilizáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)