2021/12/31

Universidade apaga 77 TB de investigações por engano

O ano de 2022 vai começar da pior maneira para os investigadores que usavam o super-computador da Universidade de Kyoto no Japão, após um erro ter eliminado 77 TB de dados de investigações.

Já todos se terão enganado em algum ponto da sua vida e apagado dados no seu computador que não queriam eliminar - talvez estando com a pasta errada seleccionada, ou estando numa pasta com nome idêntico mas noutro disco em vez de ser naquele que desejavam. Mas, no caso de um super-computador, esses erros são multiplicados por várias ordens de grandeza. E foi precisamente isso que aconteceu na Universidade de Kyoto.

Um erro durante o processo de backup (ainda por cima!) fez com que fossem eliminados por acidente 34 milhões de ficheiros, totalizando 77 TB, pertencentes a mais de uma dezena de grupos de investigação que usavam o super-computador Hewlett Packard Cray da Universidade.

Não deixará de ser caricato que a eliminação dos dados tenha acontecido durante o processo de backup que, supostamente, os deveria manter em segurança; mas serve como exemplo de que os dados digitais estão sempre em risco até ao momento em que os backups estão efectivamente feitos - e verificados! Não subestimem a quantidade de casos de backups que se pensam estar feitos, e que quando é altura de lhes dar uso, se descobre que afinal estão corrompidos ou com qualquer problema. Por isso, além do processo de backup, escolham também o processo de verificação dos mesmos - demora mais um pouco, mas dá mais garantias de que está tudo bem.

Aproveitem para entrar em 2022 com a consciência tranquila, e não se esqueçam dos backups!

5 comentários:

  1. Sem dúvida alguma de que ainda estamos a muitos milhares de anos para conseguir alguma vez bater o recorde de longevidade de duração da informação inscrita através de hieróglifos que os antigos egípcios deixaram.

    Quando comparados ambos os métodos, obviamente que o digital não conseguirá sequer passar de uma década que seja sem que um qualquer minúsculo problema deite tudo a perder.

    ResponderEliminar
  2. Casa de ferreiro espeto de pau!

    ResponderEliminar
  3. Tambem fazemos em 1 segundo mais informacao do que eles conseguiram produzir em toda a sua existencia :)

    ResponderEliminar
  4. Quando fui trabalhar para o Algarve, fiquei com uma função de todos os dias mudar a K7 dos backups. Supostamente fazia o backup diário. Um dia foi preciso o backup, fomos lá e não estava lá nada. Nesse dia, o contracto com a empresa de serviços informáticos foi cancelado. Depois, lá andei eu a ver se trazia de voltaà vida uma base de dados ACCESS e já nem me recordo como consegui.

    ResponderEliminar