2021/12/17

Verizon activa recolha de dados sobre os clientes - a não ser que estes a desactivem

A Verizon está activar automaticamente a recolha de dados sobre os seus clientes - a não ser que estes se desactivem manualmente essa opção.

É incrível ver como a Verizon continua a fazer tudo o que pode para continuar no topo da lista de empresas mais odiadas dos EUA, e a contribuir para perpetuar a má reputação das empresas de telecomunicações quanto ao nível de abusos cometidos contra os seus próprios clientes. Estas empresas já recolhem uma impressionante quantidade de dados sobre os utilizadores, mas a Verizon agora chega ao cúmulo de activar a recolha de ainda mais dados sem o consentimento dos utilizadores, e ainda por cima tentando fazer passar a ideia de que isto é feito para "benefício" dos mesmos.

O objectivo é simples: assumir que grande parte dos clientes nem sequer se dê ao trabalho de ler o email que estão a enviar, e no caso de o lerem, se sentirem intimidados em ter que navegar nas definições para o desactivarem. Uma táctica bastante mais vantajosa para a operadora do que fazer aquilo que seria decente - apresentar a "proposta" aos clientes e deixar que fossem eles a activar a opção para recolha adicional de dados, se achassem que realmente seria para seu benefício (e que facilmente se antevê qual seria o resultado).

Por um lado, pode entender-se a inveja que estas empresas têm de empresas como a Google e Facebook, em termos dos dados que recolhem sobre os utilizadores. Mas há pequeno pormenor que se parecem esquecer: estas empresas disponibilizam os seus serviços gratuitamente, esperando ganhar dinheiro com a informação que vão acumulando. Por isso, faria apenas sentido que, se os operadores de telecomunicações também querem seguir o mesmo caminho, então que comecem a oferecer telecomunicações gratuitas - e nesse caso, penso que clientes não se importariam tanto com a tal recolha de dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)