2022/01/29

App Store ganha apps "escondidas"

A Apple dá aos developers a opção de distribuírem apps "escondidas" na App Store.

Após mais de uma década, a Apple está finalmente a permitir que os developers possam usar a App Store para distribuírem apps mais "privadas", que não aparecem publicamente e apenas ficam acessíveis a quem tiver o link directo para lhes aceder.

Ao contrário do que acontece em Android, onde os utilizadores podem instalar apps directamente (depois de activarem a respectiva opção para o permitir), a Apple continua a manter a App Store como único caminho para que os developers cheguem até aos utilizadores de iPhones e iPads. Isso faz com que os developers tenham que disponibilizar uma app publicamente, mesmo quando prefeririam que a mesma estivesse "escondida" e apenas acessível para um número mais reduzido de utilizadores. Algo que finalmente poderão começar a fazer.

A partir de agora os developers poderão publicar apps "unlisted" na App Store, que evitam que as mesmas sejam visíveis ou apareçam nas pesquisas normais, mas continuando a poder ser instaladas como qualquer outra app desde que se tenha o link directo para a mesma.

É estranho que a Apple tenha demorado tanto tempo para oferecer esta possibilidade, mas como se costuma dizer: mais vale tarde do que nunca.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)