2022/01/29

O custo de chegar ao espaço

A SpaceX tem tido um papel crítico na redução do custo das viagens espaciais e do acesso ao espaço.

Chegar ao espaço continua a ser uma viagem dispendiosa, mas em menos de uma década a SpaceX tem revolucionado isto com os seus foguetes Falcon reutilizáveis e espera-se que o faça ainda mais com a sua Starship.

Olhando-se para o custo de chegar ao espaço ao longo das décadas, vemos que tudo se resume a uma questão de números.
Cada kilograma de material enviado para o espaço custa, habitualmente, entre 6 mil e 12 mil dólares - podendo custar bastante mais. Os saudosos Space Shuttle podem ter cativado a imaginação das pessoas, mas olhando para o seu custo de operação depressa se percebe porque motivo tiveram que ser retirados, custando mais de 50 mil dólares por cada quilograma que transportavam. Mas na última década tudo mudou.

A chegada dos Falcon 9 permitiu reduzir o custo por kg para menos de 3 mil dólares, e o Falcon Heavy reduziu-o ainda mais, para menos de 1600 dólares por quilo. E o melhor ainda está por vir.
Quando a Starship entrar em operação, estima-se que este custo de chegar ao espaço possa cair para menos de 200 dólares por quilograma, o que será uma autêntica revolução - e explica também porque motivo Elon Musk e a SpaceX têm acelerado o seu desenvolvimento para potenciar o lançamento dos milhares de satélites da constelação Starlink.

Agora é só aguardar pelo primeiro voo orbital da Starship, que poderá acontecer nos próximos meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)