2022/01/25

Apple explora transmissão óptica para AirPods

Para acompanhar os seus óculos VR, a Apple poderá recorrer a uns earphones AirPods melhorados, com recepção óptica além de Bluetooth.

Uma patente da Apple vem confirmar o descontentamento que revelou recentemente quanto às limitações do Bluetooth. Para eventualmente acompanhar os seus futuros óculos VR, a Apple propõe um sistema de transmissão óptico entre os óculos e os earphones.

Um sistema óptico parece estranho para algo que fica nas orelhas, e certamente seria se fosse para aplicar a um smartphone - já que necessita de uma caminho desimpedido entre o emissor e receptor. Mas quando se fala de óculos, as coisas ficam imensamente facilitadas, e o processo de transmissão óptico é bastante eficiente e com possibililidade de largura de banda imensamente superior à do Bluetooth; tendo ainda a vantagem adicional de ser também bastante eficiente em termos de energia do lado do receptor.
Pode parecer complexidade a mais para algo que fica tão perto dos óculos, mas se tiveremos em conta a questão prática de colocar e tirar os óculos com frequência, e o que isso representaria se tivesse os auriculares lá presos, percebe-se o desejo da Apple quer remover qualquer ligação física entre ambos. Além disso, os earphones continuariam a funcionar via Bluetooth para poderem ser usados com os iPhones.

Por outro lado, pode ser apenas uma daquelas patentes para ficar na gaveta, sem resultar em nenhum produto concreto que chegue ao mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)