2022/01/25

Notícias do dia

Google abandona FLoC e propõe Topics espiados pelo browser; Holanda avança com multa contra Apple por causa dos pagamentos na App Store; MediaTek Dimensity 9000 supera Snapdragon 8 Gen 1 e Exynos 2200 no Geekbench; Pixel Watch deverá chegar em Maio; Bootkit MoonBounce infecta UEFI e resiste a reinstações do sistema.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um tapete XL RGB para rato.

Apple lança desafio de fotografia macro nos iPhone 13

A Apple está a fazer um concurso de fotografia para promover as capacidades do modo macro nos iPhone 13 Pro e 13 Pro Max.

Os participantes deverão utilizar as #ShotoniPhone e #iPhonemacrochallenge no Twitter e Instagram, ou enviarem-nas via email para shotoniphone@apple.com, com nome a seguir a regra "firstname_lastname_macro_iPhonemodel" e assunto "Shot on iPhone Macro Challenge Submission". As participações estão abertas até 16 de Fevereiro.


Core i9-12900HK: rápido mas gastador

A tradição da Intel volta a confirmar-se com os mais recentes CPUs Intel Alder Lake-H Core i9-12900HK concebidos para portáteis. Se é certo que estes chips de 12ª geração são bastante rápidos e poderosos, também fica confirmado que isso é conseguido à custa de muita energia, sendo até mais gastadores que a geração anterior.

Uma constatação que poderá revelar-se ainda mais complicada de digerir quando a Apple revelar os seus próximos chips M2, que se espera que tragam ainda mais melhorias a nível de eficiência em relação aos M1.


Índia com recorde de 162M de smartphones em 2021

Segundo os dados da Canalys, apesar da pandemia e dificuldades na produção, a Índia atingiu um recorde de 162 milhões de smartphones em 2021, num crescimento de 12% face ao ano anterior. A Xiaomi ficou na primeira posição com lideração confortável, com 40.5M, seguida da Samsung com 30.1M, Vivo com 25.7M, e Realme com 24.4M.

Dados que apenas irão fazer com que o mercado indiano se torne ainda mais apetecível para todos os grandes fabricantes - isto numa altura em que a Índia tem aplicado algumas restrições a smartphones de marcas chinesas, e que poderá funcionar como oportunidade para outras marcas terem "crescimento fácil".


Twitter prepara Flock para amigos mais chegados

Enquanto a Google abandona o seu FLoC, uma análise à app revela que o Twitter continua a trabalhar no Flock - uma funcionalidade idêntica à dos amigos próximos no Instagram.

Com o Flock os utilizadores do Twitter poderão criar um círculo de amigos chegados, com limite máximo de 150 pessoas, com os quais poderão partilhar coisas sem que fiquem expostas publicamente a todos os seus seguidores. Será uma forma do Twitter tentar evitar que os utilizadores escapem para outros serviços para fazerem isso; mas resta saber se a complexidade adicional não irá fazer com que o Twitter perca a sua tradicional simplicidade.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) foi desenvolvida para substituir a BIOS (Basic Input/Output System) existente nos PCs. Começou por ser criada pela Intel na década de 90, mas na década seguinte foi cedida ao Unified EFI Forum, que tem gerido o seu desenvolvimento desde então.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)