2022/01/25

Google abandona FLoC - propõe Topics espiados pelo browser

A Google deixou cair a proposta do FLoC, que recebeu oposição de praticamente todos os sectores, e propõe um novo sistema "Topics" - que também poderá ter dificuldade em convencer os defensores da privacidade.

A Google apresentou o FLoC como sendo o sucessor dos cookies para tracking dos utilizadores, mas rapidamente começaram a chegar as críticas e a promessa de bloqueio por diversos browsers e plataformas. Ainda assim, e teimosamente, a Google continuou a insistir no FLoC, e ainda há poucos meses prometia que o iria implementar - apesar de o ter adiado por causa das polémicas.

Pois bem, boas notícias. A Google parece ter finalmente relembrado as lições do passado (como quando tentou impingir o Google+ à força a todos os utilizadores), e vem agora anunciar que irá abandonar o FLoC. Em seu lugar propõe um novo sistema - Topics - em que, basicamente, passa a ser o próprio browser a espiar o comportamento dos utilizadores.

Com o Topics, em vez de dos sites e serviços de publicidade recolherem os cookies para saberem quem são os utilizadores que visitam cada site, é o browser que analisará as últimas semanas de visitas do utilizador e o classificará num conjunto de tópicos de interesse; sendo esses tópicos utilizados para determinar que tipo de publicidade deverá ser apresentada.
Não me parece que ter o browser a espiar os utilizadores vá dá grande conforto aos proponentes da privacidade, mas parece-me que poderá acabar por ser uma melhor opção que isso esteja a ser feito do lado do utilizador do que num qualquer serviço obscuro que nem se sabe que existe. Além do mais, a Google diz que o sistema poderá ser desligado completamente, ou que se desactivem certos tópicos; e promete também que estes tópicos não incluirão segmentos sensíveis, como raça ou religião (até porque isso está prestes a tornar-se ilegal na Europa).

Resta aguardar pela reacção da comunidade a este Topics, assim que as celebrações pela morte do FLoC terminarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)