2022/01/21

Blogger suspende site de livros por queixas falsas de pirataria

O site Fantasy Book Critic alojado no Blogger da Google torna-se no mais recente exemplo de abuso de queixas falsas de violação dos direitos de autor.

O Fantasy Book Critic é aquilo que se pode chamar um "blog à moda antiga", que nem sequer usa um domínio personalizado para esconder que está alojado no Blogger. Foi criado em 2007 e dedica-se a publicar análises a livros de fantasia e entrevistas aos autores. É um projecto que resiste por paixão dos seus colaboradores, e nem sequer utiliza links com comissão nos livros que refere. Mas, há poucos dias, todo esse trabalho desapareceu de um instante para o outro.

O site foi removido pela Google / Blogger, por ter sido considerado um "site de pirataria" por uma empresa ao serviço de duas editoras (Penguin Random House e Harper Collins), baseado unicamente no facto de ter os títulos dos livros nos seus links. Mas, como é infelizmente comum nestes casos, assume-se desde logo a "culpa" do visado, e o site foi removido.


Felizmente o caso começou a ganhar visibilidade com vários autores a divulgarem esta profunda injustiça - sendo que, como é também infelizmente habitual, não há sequer qualquer forma fácil de falar com uma pessoa humana na Google que de forma rápida poderia verificar que se trata de um erro - e, após alguns dias de desespero, o site foi reposto.


... Até que se volte a repetir.


1 comentário: