O Fantasy Book Critic é aquilo que se pode chamar um "blog à moda antiga", que nem sequer usa um domínio personalizado para esconder que está alojado no Blogger. Foi criado em 2007 e dedica-se a publicar análises a livros de fantasia e entrevistas aos autores. É um projecto que resiste por paixão dos seus colaboradores, e nem sequer utiliza links com comissão nos livros que refere. Mas, há poucos dias, todo esse trabalho desapareceu de um instante para o outro.
O site foi removido pela Google / Blogger, por ter sido considerado um "site de pirataria" por uma empresa ao serviço de duas editoras (Penguin Random House e Harper Collins), baseado unicamente no facto de ter os títulos dos livros nos seus links. Mas, como é infelizmente comum nestes casos, assume-se desde logo a "culpa" do visado, e o site foi removido.
(7/n) As a result of this massive amount of wrong #DMCA notices, @Google Blogger removed the blog for the breach of TOS (Terms of Service) immediately. We contacted the service (@linkbusters), & they acknowledged their mistake, and promised to send a retraction notice to @Google.
— Fantasy Book Critic (@FantasyBookCrit) January 19, 2022
Felizmente o caso começou a ganhar visibilidade com vários autores a divulgarem esta profunda injustiça - sendo que, como é também infelizmente habitual, não há sequer qualquer forma fácil de falar com uma pessoa humana na Google que de forma rápida poderia verificar que se trata de um erro - e, após alguns dias de desespero, o site foi reposto.
Oh my gods, FANTASY BOOK CRITIC is BACK ONLINE. Thank you @Google @Blogger team & a very special thank you to each and every one of you who tweeted, RT/QTed and spread the word!!!!!!! pic.twitter.com/ZZfL385chl
— Fantasy Book Critic (@FantasyBookCrit) January 21, 2022
... Até que se volte a repetir.
Revoltante mundo digital (supostamente evoluído e moderno).
ResponderEliminar😡