2022/01/13

Carros eléctricos incendeiam-se 200x menos que híbridos e a combustão

Com cada incêndio de um carro eléctrico a ter honras noticiosas, importa não perder a referência de que são os carros que menos risco de incêndio apresentam - por larga margem.

Não faltam notícias e relatos preocupantes de carros eléctricos que se incendiaram, e alguns deles até devido a problemas de fabrico. É natural que isso preocupe os interessados em carros eléctricos, mas se ouvirem alguém dizer que não compra um carro eléctrico por ter medo que se incendeie, talvez seja interessante apresentarem alguns factos que mostram que os carros a combustão e híbridos se incendeiam muito mais.
Enquanto se assiste em média a um incêndio de um carro eléctrico por semana (52 por ano), nos híbridos esse número aumenta para os 308 (16 mil por ano), e para os 3837 por semana (199 mil por ano) nos carros a combustão.

Normalizando-se estes números em função das vendas, as diferenças continuam a ser abismais: os carros eléctricos causaram apenas 25 incêndios por cada 100 mil carros vendidos; enquanto nos carros a combustão esse numero é de 1530 incêndios por cada 100 mil carros. Mais inesperado (ou não) é ver que os híbridos são ainda piores, com 3475 incêndios por cada 100 mil carros - explicado talvez por combinarem os piores aspectos de ambos os sistemas (complexidade mecânica e sistemas eléctricos adicionais).

Quer isto dizer que há 200 vezes(!) mais probabilidades de terem um incêndio num carro a combustão ou híbrido do que num carro eléctrico; um dado a ter em conta da próxima vez que alguém acusar os carros eléctricos de serem um risco de incêndio.

4 comentários:

  1. Se fumasse, não tinha medo de abastecer um eletrico ao mesmo tempo que fumava :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que não falta aí é malta que não tem medo de fumar nos postos de combustíveis! São "acidentes" à espera de acontecer...

      Eliminar
    2. Mas isso é não ter medo por ser ignorante

      Eliminar
    3. hum?... esclarece lá melhor que a minha ignorância não permitiu atingir...

      Eliminar