2022/01/30

Face ID com máscara e sem Apple Watch no iOS 15.4

Com o iOS 15.4 deixa de ser necessário ter um Apple Watch para se poder desbloquear o iPhone com Face ID usando máscara facial.

A aposta da Apple no reconhecimento facial de forma exclusiva revelou-se um erro com a chegada da pandemia Covid-19, que nos obrigou a usar máscaras faciais (e demonstrando como teria sido vantajoso manter um sensor Touch ID no botão de power - também apreciado por quem não é fã do reconhecimento facial). Para desenrascar, a Apple implementou um sistema que desbloqueava o iPhone mesmo quando se usava máscara, caso se tivesse um Apple Watch - mas agora deixará de ser necessário investir no relógio da Apple.

Com o próximo iOS 15.4 chega o modo "Face ID with a Mask", que permite usar o Face ID usando uma máscara e sem necessidade de ter um Apple Watch por perto. Este sistema continua a aplicar reconhecimento facial nas partes visíveis (em redor dos olhos, etc.) mas obviamente que fica com segurança reduzida face ao reconhecimento facial total sem máscara, sendo isso indicado pela Apple.
Outra das grandes vantagens é que, com este sistema, se pode usar o Face ID com máscara para todos os processos de autenticação incluindo os pagamentos, coisa que não era possível anteriormente. No sistema de desbloqueio com o Apple Watch o processo funcionava apenas para desbloquear o iPhone, mas não permitia fazer pagamentos, sendo necessário mostrar o rosto completo no Face ID, ou usar o PIN / password.

O iOS 15.4 deve chegar nas próximas semanas, pelo que se estavam a pensar comprar um Apple Watch apenas para agilizar o desbloqueio Face ID, será melhor aguardarem mais um pouco. No entanto, ter em conta que este Face ID with a Mask só deverá ficar disponível para os iPhone 12 e mais recentes, deixando de fora o iPhone X e os iPhone 11.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]