2022/01/28

iOS 15.4 permite pagamentos via Face ID com máscara

Além dos certificados COVID europeus, o próximo iOS 15.4 também vai permitir autenticar pagamentos com Face ID usando máscara.

A Apple tem enfrentado dificuldades por ter apostado tudo no Face ID e abandonado o Touch ID nos iPhones, que não resultou nada bem numa altura em que o mundo enfrentou uma pandemia global que nos obrigou a usar máscara facial regularmente - inviabilizando o uso do reconhecimento facial.

Para minimizar o incómodo a Apple acabou por implementar um sistema que facilitava a autenticação facial com máscara desde que o utilizador usasse um Apple Watch, mas que servia apenas para efeitos de desbloquear o iPhone e não para autenticação em operações seguras como pagamentos - algo que o iOS 15.4 vem melhorar.

No iOS 15.4 será possível usar o Face ID com máscara, sem Apple Watch, e para autenticar pagamentos (se o utilizador assim desejar).
Ainda assim, há limitações. Este sistema só estará disponível nos iPhone 12 e mais recentes, deixando de fora o iPhone X (que estreou o Face ID) e geração iPhone 11. Também não será possível usar a funcionalidade de Face ID com óculos em combinação com o Face ID com máscara. E, como se poderá imaginar, a Apple também alerta que activar esta opção reduz a segurança do sistema, face ao reconhecimento facial sem máscara.

É bom ver a Apple a trabalhar na redução do incómodo da utilização do Face ID com máscara, que nesta fase tantas vezes obriga a puxar a máscara para baixo para se poder fazer um pagamento; mas não seria bastante mais simples e eficaz simplesmente fazer regressar o Touch ID em versão integrada no botão de power, como fez nos iPads?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]