2022/01/05

Intel compara novos CPUs 12th gen com Apple M1 Max

O departamento de marketing da Intel distraiu-se e reconheceu a ameaça dos chips M1 da Apple.

A Intel lançou a sua nova geração de CPUs 12th gen nas variantes para portáteis, e alguém achou que seria uma boa ideia mostrar como o novo Core i9 é mais rápido que o M1 da Apple - esquecendo-se que isso também revela o consumo imensamente superior.

Em vez de limitar a fazer comparações com os seus chips anteriores e com a AMD, a Intel não resistiu a mostrar que o novo Core i9-12900HK consegue superar o M1 Max da Apple. No entanto, para além deste tipo de comparativos usar benchmarks que beneficiam sempre o aspecto que a marca quer mostrar, o que salta mais à vista é o consumo drasticamente superior do chip da Intel - que para obter 50% mais desempenho que o chip da Apple, precisa gastar mais do dobro da energia.
E é preciso ter em conta que estes consumos serão muito generosos. Há anos que a Intel ignora por completo os consumos reais dos seus chips, escondendo-os por trás de tecnologias como os múltiplos modos de aceleração Turbo Boost, e que fazem com que este chip que deveria ficar-se pelos 65W possa, na realidade, atingir consumos de 115 W - sendo que o M1 da Apple se fica por um consumo máximo de 35 W.

Mas, a Apple deverá revelar em breve os seus M2, e veremos que novos gráficos a Intel irá apresentar nessa altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]