2022/01/14

iOS 15 chega a 72% dos iPhones dos últimos 4 anos

Segundo os dados da Apple, mais de metade de todos os dispositivos iOS estão no mais recente iOS 15, com maior incidência nos iPhones dos últimos anos.

A Apple tem dado um bom exemplo a nível de suporte dos seus equipamentos, mantendo smartphones e iPads actualizados por 5 anos ou mais, e isso é demonstrado nas estatísticas oficiais.

Segundo os dados dos equipamentos que acedem à App Store (11 de Janeiro de 2022), 72% dos iPhones dos últimos 4 anos estão no iOS 15, caindo para os 63% quando se consideram todos os iPhones. Nos iPads, temos o iPadOS 15 em 57% dos iPads dos últimos 4 anos, caindo para os 49% quando se consideram todos os iPads.
Embora sejam números elevados, parte do atraso na adopção do novo iOS 15 poderá também estar relacionada com o facto da Apple continuar a disponibilizar actualizações de segurança para o iOS anterior, o que poderá incentivar alguns utilizadores a adiarem a actualização.

Ainda assim, é um panorama francamente melhor do que se tem em Android, e que chegou ao cúmulo de fazer com que a Google desistisse de publicar a distribuição das versões.

Segundo os dados de Novembro de 2021, mesmo passados 14 meses do lançamento do Android 11, apenas 24.3% dos dispositivos Android tinham essa versão, com o mais recente Android 12 a nem sequer aparecer nas estatísticas. Mesmo tendo em conta que a Google faz chegar muitas das melhorias aos Android mais antigos através da actualização dos Google Services, há ainda um longo caminho a percorrer a nível de fazer chegar os Android mais recentes a todos os dispositivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)