2022/01/15

Nvidia DLDSR melhora qualidade de imagem

A Nvidia tem um novo sistema chamado Deep Learning Dynamic Super Resolution (DLDSR) que promete melhorar a qualidade de imagem e melhorar o frame rate.

Nos últimos anos temos assistido a todo o tipo de "batotas" (ou optimizações, se preferirem) para permitir que os GPUs consigam manter jogos graficamente intensivos a frame rate decente em resoluções mais elevadas. Basicamente, consiste em gerar as imagens de jogo em resolução inferior (por exemplo, Full HD) e depois redimensionar a imagem para uma resolução superior (por exemplo 4K) e aplicando técnicas de tentar obter melhor qualidade do que seria conseguida com um redimensionamento simples: tanto através da aplicação de filtros para melhorar a nitidez, como utilizando frames anteriores para obter informação adicional dos pixeis. Nos GPUs mais poderosos, que superam os fps capazes de serem apresentados pelo monitor, também há a táctica inversa, de gerar imagens a resolução superior, depois reduzindo a resolução para ficarem com mais qualidade do que se fossem geradas originalmente nessa resolução.

O novo DLDSR aplica uma camada de AI ao sistema, com a Nvidia a prometer uma qualidade idêntica a gerar o jogo numa resolução 4x superior, com impacto no desempenho idêntico a uma resolução apenas 2.25x superior. Usando o jogo Prey como exemplo, o modo DSR 4x corre a 108 fps, enquanto o novo modo DLDSR 2.25x corre a 143 fps - praticamente o mesmo desempenho do que se estivesse a correr em Full HD, mas com qualidade "4x" melhor.

Este novo modo chega na mais recente actualização do driver (em Nvidia Control Panel - Manage 3D Settings - DSR Factors) que também traz melhorias para o God of War, incluindo a tecnologia de baixa latência para resposta mais imediata às acções dos jogadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)