2022/01/03

Samsung Eco Remote aproveita o WiFi para recolher energia

Para 2022 a Samsung apresenta-nos um controlo remoto ecológico que dispensa as pilhas e é capaz de aproveitar o WiFi para recolher energia.

O Samsung Eco Remote lançado em 2021 vinha com um pequeno painel solar que lhe permitia funcionar desde que fosse exposto à luz por tempo suficiente para se recarregar; mas a nova versão para 2022, além dessa capacidade, inclui também a capacidade de aproveitar as ondas de rádio emitidas pelos routers (leia-se: WiFi) e aproveitar a sua energia.

Este tipo de aproveitamento das ondas RF que inundam o nosso ambiente não é nova, mas tem sido reservada a produtos bastante específicos com consumos ultra-reduzidos. No entanto, é algo que se ajusta perfeitamente a um dispositivo como um controlo remoto, que passa grande parte do dia sem qualquer utilização, podendo acumular essa energia, e depois ser utilizado com mais frequência quando os utilizadores regressam a casa no final do dia.

Para as situações em que a energia solar e RF não forem suficientes para manter o funcionamento, é também possível recarregar o comando usando a sua ficha USB-C. E, para versões futuras, a Samsung explora ainda mais formas de gerar energia, a partir dos movimentos feitos com o comando, e até da energia que possa ser recuperada das vibrações do ar pelo microfone.

Já se pode imaginar o tipo de alertas que veremos surgir: "tele-comando com bateria baixa, por favor agite-o vigorosamente e berre com ele!"

1 comentário: